Janeiro de Grandes Espetáculos apresenta “PEBA”, de Iara Sales

No ano de 1999, durante o carnaval de Olinda, a bailarina Iara Sales sofreu um acidente: um botijão de gás, de um carrinho de cachorro-quente que servia aos foliões, explodiu, queimando parte do seu corpo. As cicatrizes da queimadura adquirida na festa modificaram, ou se não formataram, a sua relação com o carnaval desde então. O riso, o choro, a crítica, o assombro, tudo isso está presente no corpo de Iara e estão refletidos em sua performance “PEBA”, que será apresentada neste sábado, 25, parte da programação na CASA – Centro de Articulação de Saberes Artísticos do Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco.

Motivada por esta memória autobiográfica, o trabalho é resultado da pesquisa continuada de um ano da bailarina, realizada com incentivo do FUNCULTURA (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura).  “Peba”, palavra comum no vasto vocabulário popular nordestino, quer dizer barato, coisa “fuleira”, ordinária. A pesquisa toma como leitmotiv uma possível corporalidade “peba”, que, sorrateiramente, transita entre os brincadores nas danças, nos folguedos, nas ruas e nas festas dos estados de Pernambuco (PE) e Bahia (BA). Todo o percurso da pesquisa pode ser acompanhado no blog do projeto.

“Nesse ir e vir fui intensificando meu olhar sobre o corpo brincante, suas festas, seus modos de mover-se e organizar-se. Percebi relações entre a Capoeira e o Frevo, Samba de Roda e Cavalo Marinho, o Trio Elétrico baiano e os Blocos de Rua pernambucanos, entre outros pontos de convergências e singularidades que formam as identidades locais. Foi nesse entre-manifestações culturais que passei a mergulhar nos elementos do corpo festivo, me entendendo como uma brincante-errante que joga com gestualidades, territórios, memórias e subjetividades. Foi no trânsito entre danças, cidades e estudos que vivi experiências impulsionadoras dessa pesquisa, na busca por problematizar referenciais sobre as chamadas Danças Populares”, conta Iara.

Completando vinte edições, o Janeiro de Grandes Espetáculos vai até 26 de janeiro e movimenta, além de Recife, as cidades de Goiania, Caruaru e Arcoverde, interior de Pernambuco. A programação traz espetáculos locais, nacionais e internacionais de teatro, dança e música, além de atividades formativas como vivências, bate-papos, workshops e oficinas.

Iara Sales é graduada em Licenciatura em Dança pela Escola de Dança da UFBA (2008) e graduanda em Design Gráfico pelo IFPE. Tem experiência como dançarina, produtora cultural e designer gráfico. É cocriadora, designer e produtora do Grupo CoMteMpu’s – Linguagens do Corpo (BA/PE/RJ), onde realiza, desde 2006, trabalhos de pesquisa e criação artística em Dança, Performance, Intervenção, Vídeo e Produção. Foi dançarina do Grupo Grial de Dança (PE), dirigido por Maria Paula Costa Rêgo, tendo sido indicada a melhor bailarina no prêmio da APACEPE de Teatro e Dança – 2011, devido a sua atuação no espetáculo Travessia (2010). É também produtora e designer gráfico no Grupo Peleja (PE). Em 2012 Iara decidiu dar continuidade a suas investigações em Dança – transpassar a realidade acadêmica e a criação em grupos artísticos – dando início à carreira solo. “PEBA” é seu primeiro espetáculo solo e autoral em Dança Contemporânea, fruto das constantes idas e vindas entre Pernambuco e Bahia.

Foto: Renata Pires


Serviço:


PEBA, de Iara Sales

Dia: 25 de janeiro (sábado)
Horário: 21h
Entrada: Gratuito
Duração: 30 minutos (aproximadamente)
Censura: livre
Local: C.A.S.A. Centro de Articulação de Saberes Artísticos.
Endereço: Rua Visconde de Abaeté, nº 166, Tamarineira – Recife
Informações: (81) 9757-8488

Ficha Técnica:

Concepção e performance: Iara Sales
Arquitetura sonora e performance: Tonlin Cheng
Dramaturgia: Iara Sales e Sérgio Andrade
Dramaturgista: Sérgio Andrade
Assessoria artística: Gabriela Santana
Palpietagem:
Maria Agrelli (figurino) e Luciana Raposo (iluminação)
Assessoria de comunicação: Silvia Góes
Vídeo: Igor de Lyra (Olhodegatofilmes)
Fotografias: Chico Ludermir e Renata Pires
Administração do projeto: Walgrene Agra
Incentivo: FUNCULTURA
Blog do projeto: http://projetopeba.blogspot.com.br