Exposição na Casa Daros recebe performance de João Penoni

A última grande sala escura da exposição Le Parc Lumière – Obras cinéticas de Julio Le Parc, em atual temporada na Casa Daros, no Rio de Janeiro, receberá nesta sexta-feira, 7, a performance Lúmen, de João Penoni. O artista carioca convidará o público a percorrer o circuito da exposição e, ao final, coberto por lâmpadas de LED, irá se movimentar pelo espaço onde está suspensa a obra cinética e luminosa Continuel-lumière au plafond (1963/1996). A entrada é gratuita mediante a retirada de senhas.

 Em Lúmen, o corpo incorpora a luz e passa a ser “um corpo iluminante”, em um desenvolvimento da pesquisa do artista que, em contraponto, usava antes a claridade externa. Desenhando e esculpindo em movimento, na penumbra, com a luz de seu próprio corpo, o artista passa a “iluminar o olhar do espectador”.A performance promove um diálogo com a obra de Julio Le Parc (1928, Mendoza), que também utiliza a luz em movimento.

Há nove anos investigando o corpo e sua relação com o espaço e a luz, João Penoni utiliza sua experiência em acrobacia aérea, atividade que pratica desde antes de seus estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e de design na PUC Rio, onde se graduou. Em 2012, fez residências e exposições em Londres, e participou do Rio Occupation, também na capital inglesa.  No Brasil, tem feito exposições individuais e participado de coletivas.

Serviço:

João Penoni realiza perfomance em exposição na Casa Daros, no Rio

Data: 7 de fevereiro de 2014
Horário: 19h
Entrada gratuita. Senhas distribuídas na recepção a partir das 18h30.
Capacidade: 100 pessoas
Local: Casa Daros
Rua General Severiano, 159
Botafogo, Rio de Janeiro CEP 22290-040
Telefone: 21.2238.0850
De quarta a sábado, das 11h às 19h
Domingos e feriados, das 11h às 18h