Junta Festival chega à segunda edição em Teresina
De 8 a 12 de junho, o Junta Festival realiza sua segunda edição, em Teresina (PI), com uma programação que inclui apresentações, intervenções urbanas, residências artísticas, workshops, mostras de trabalhos em processo e espetáculos para o público infantil, com obras de artistas nacionais e internacionais. O festival acontece no Teatro 4 de Setembro, Clube dos Diários, Casa da Cultura de Teresina, Sesc da Avenida Campos Sales (Espaço Cultural Cosme Oliveira) e Escola Estadual de Dança Lenir Argento, além das ruas e praças da cidade.
Parte das obras presentes no evento foi selecionada a partir de uma convocatória pública, que convidava artistas de diversos lugares a enviarem suas propostas. “Tivemos um número muito grande de inscrições, o que nos deixou bastante felizes e aponta também para uma carência e dificuldade de circulação que temos no Brasil”, conta Janaína Lobo, que assina a curadoria, ao lado de Datan Izaká e Jacob Alves.
A programação de espetáculos é composta por GAG, de Luciana Chieregati (Espanha/Brasil); Supervivência de Alina Ruiz Folini (Argentina), Nudez (Moçambique), Piranha de Wagner Schwartz (SP/França), Mordedores de Marcela Levi e Lúcia Russo(RJ), The Hot One Hundred Choreographers e Ó de Cristian Duarte (SP), Desastro de Neto Machado (BA), Finita de Denise Stutz (RJ), Baixa da Égua, da Cia Luzia Amélia (PI). Entre as performances e intervenções urbanas, estão Burcas Flutuantes de Aline Tima (SP), Gráfico Planificado da Violência de Fernando Lopes (BA) e Camelô AM/ FM de Calu Zabel (SP).
Aprendizado e trocas
Entre as atividades voltadas à convivência e as trocas de experiências artísticas, está a residência Meu Amigo Sombra, com o grupo holandês NOOM (Liesje van den Berk, Maaike van de Westeringh e Jeen Rabs), que, com duração de 10 dias e participação de artistas locais será finalizada com uma performance voltada para crianças e adultos. Além disso, as oficinas Corpo Presente, com Denise Stutz (RJ), Troca-Troca, com Wagner Schwartz (SP), Juntando Escrita com Anderson do Carmo (SC) são algumas das atividades formativas na programação do festival.
Todas as oficinas são gratuitas e acontecem pela manhã de 9h ao meio-dia, na Casa da Cultura de Teresina. As vagas são limitadas e para se inscrever os interessados devem enviar um e-mail para articular.junta@gmail.com, colocando no assunto o nome da oficina que pretendem fazer, identificando-se, falando brevemente sobre a sua história e sobre suas motivações para participar.
A programação completa do Junta pode ser encontrada na página do festival no facebook.
[Foto: Intervenção Burcas Flutuantes. (c) Marcelo Paixão.]