Eleonor Bauer / Foto: Constance Neuenschwander

KUNSTENFESTIVALDEARTS – Bruxelas

Em seu quarto dia, o KUNSTENFESTIVALDEARTS, que acontece em Bruxelas, na Bélgica, até 26 de maio, recebe a performance Exhibit B de Brett Bailey /  Third Bunfight, que teve sua estreia mundial no primeiro dia de festival. Esta é a segunda parte da pesquisa que Brett Bailey faz sobre o racismo europeu perante os africanos desde o século XIX, esta parte, em particular, foi feita especialmente para a Bélgica e França e fala sobre a República do Congo e a exploração do povo e suas riquesas naturais. Brett leva ao palco uma exposição de seres humanos, um zoológico humano e faz um apelo para que olhem para o outro.

A segunda atração do dia é o espetáculo Tentative Assembly (the tent piece) de Eleanor Bauer / GoodMove. Esta produção, como em outras de Eleonor, carrega seu tom humorístico, Tentative Assembly faz parte de uma trilogia que coloca o espaço da coreografia como um lugar de experimentação, trazendo alternativas de convivência, fazendo com que artistas e público construam experiências únicas no encontro do efêmero e utopia.

O festival reúne durante três semanas espetáculos de artes cênicas da europa e do mundo, e oficinas entre suas atividades paralelas. O evento envolve mais de quinze espaços, entre teatros e centros culturais. A proposta é dar lugar à artistas que traduzam sua visão de mundo em espetáculos e que queiram ampliar suas perspectivas. A cidade sede não foi escolhida por acaso, se trata de uma capital cosmopolita considerada o centro da União Europeia. O festival abre espaço para o intercâmbio cultural entre a europa e o mundo, promovendo um canal aberto para diversas expressões e diálogos.

Estarão presentes também, os brasileiros,  Marcelo Evelin/Demolition Inc. + Núcleo do Dirceu, com Matadouro, nos dias 19,20 e 21 de maio, e o moçambicano Panaibra Gabriel Canda, com Time and Spaces: The Marrabenta Solos,  nos dias 11,12 e 15 de maio.

Confira o catálogo aqui.

#Siga o idança no twitter.