Lançamento do Acervo Mariposa na Sala Crisantempo

O Acervo Mariposa promove no dia 10 de dezembro, a partir das 20 horas, na Sala Crisantempo, em São Paulo, o lançamento do projeto pioneiro dentro da cena de dança contemporânea no Brasil. O Acervo Mariposa, projeto encabeçado por Nirvana Marinho e Graziela Mantoanelli, tem por objetivo fomentar e implementar a criação de uma videoteca pública e gratuita de videos de dança no Brasil através da organização e disponibilização de um acervo, com escritório localizado no Porto Pensarte, em São Paulo, parceiro institucional do projeto.

Sem finalidade lucrativa, o projeto busca facilitar o acesso gratuito de vídeos digitalizados de vídeos de dança para o público nos moldes estabelecidos pelo Creative Commons, ferramenta internacional de gerenciamento de direitos autorais em um sistema de copyleft no qual o autor escolhe os símbolos de liberação do seu trabalho, limitando a sua distribuição segundo seus interesses. A estrutura conceitual do Acervo é desenhada em um formato dinâmico e interativo e conta com atividades educativas que dinamizam o uso e acesso à videoteca.

A Videoteca

Na primeira fase do projeto (2007-2008), as fitas permanecem no escritório, ainda com restrição de uso, mas aberto a pesquisadores e público em geral. Seu funcionamento centralmente ocorre através das atividades educativas, tais como: (1) “Vídeo Vivo”, exposições e mostras periódicas do acervo em São Paulo e arredores, em um formato diferenciado no qual o vídeo é uma fonte viva de informação; (2) “Sobre Dança”, disponibilização de vídeos de dança para faculdades da área no país; e (3) “Mariposa nos Festivais”, apresentação do projeto, seus vídeos e a promoção de debates sobre vídeo, dança e acervo em festivais nacionais e internacionais.

O projeto prevê ainda criação de uma mini-enciclopéida wiki localizada no site do projeto , cuja função é abrigar tanto o banco de dados dos vídeos coletados, como também um glossário de termos construídos e definidos pela visita das pessoas, assim como ocorre no sistema mundial de enciclopédia Wikipedia. Outra proposta que está em curso é a de utilizar o software livre do site overmundo para criar o over.dança, grande blog de postagem de assuntos ligados aos vídeos acessados no Acervo Mariposa.

Para Nirvana Marinho, que aposta no sucesso da iniciativa, ”o hábito de acessar vídeos de dança e de se inserir em uma rede de conhecimento como artista da dança é fomentado através de eventos, redes de contatos, distribuição concedida pelos coreógrafos de seus trabalhos para demais interessados e uma dinâmica constante de atualização e alimentação do acervo”.

“Concatenar as informações de dança é um ato de cidadania cultural que reafirma a necessidade da troca efetiva do conhecimento e da circulação dos bens culturais, ao mesmo tempo em que afirma uma necessidade política e social em rastrear a dança ao longo do tempo”, continua a artista.

Até o final de 2008, o projeto pretende reunir 700 vídeos através de doações dos coreógrafos, bem como o estabelecimento de parcerias com outros acervos congêneres, como o do Museu Lasar Segall (SP), Recordança (PE), Quadra Pessoas e Idéias (MG), Itaú Cultural (SP), entre outros, para a doação e conseqüente disponibilização dos mesmos.

Mostra Vídeo Vivo

Parceira da iniciativa, a Sala Crisantempo ganhará no dia 10 de dezembro, às 20 horas, dois espaços distintos. No primeiro, onde será montada uma banca de distribuição de camisetas assinadas por designers, e também uma banca de livros da Editora Annablume, o público poderá assistir ao vídeo institucional do Acervo juntamente com aquele do Creative Commons.

No segundo espaço, dedicado a performances ao vivo, predomina a idéia de que o acesso à dança em vídeo é mais fácil do que aparenta. Ali, a artista Mara Guerreiro executa uma coreografia, que será gravada e reeditada durante a sua execução pelo grupo Quadra Pessoas e Idéias, que serão os VJs desta sala artística. E, por fim, André Martinez, desde o início, capta imagens de toda movimentação do lançamento e monta um vídeo-dança em tempo real.

É neste espaço que o Acervo Mariposa mostra a que veio: os artistas são incitados a produzirem ali mesmo, juntos, o produto final a que se destina a inciativa: o estabelecimento de uma ponte entre os criadores e os interessados em vídeos de dança dentro de um espaço de convivência, visando a troca de experiências entre esses públicos.

A Sala Crisantempo fica na Rua Fidalga, 521- Vila Madalena – São Paulo. Telefone de contato: (11) 3819-2287.