Lia Rodrigues: 20 anos de companhia e novo espetáculo

Comemorando 20 anos de sua companhia, Lia Rodrigues estreou o espetáculo Pororoca na sexta-feira (12/03), no Rio de Janeiro. A temporada, que vai até 4 de maio, acontece no novo espaço da companhia, o Centro de Artes da Maré, um enorme galpão localizado à margem da Avenida Brasil e que oferece uma série de atividades diariamente.

De acordo com a definição literal, pororoca é o encontro de correntes marítimas contrárias, de águas doces e salgadas. No palco, o que se vê é o encontro de 11 bailarinos e suas diferenças e semelhanças. O espetáculo foi apresentado em novembro de 2009 no Théâtre de la Ville, em Paris.

Nos 20 anos da Lia Rodrigues Companhia de Danças também está sendo celebrada a abertura do Centro de Artes da Maré, cuja ideia ganhou forma em 2007, quando Lia encontrou o espaço abandonado e iniciou as reformas. Hoje, o Centro oferece atividades de formação, difusão, criação e produção de arte à comunidade local.

Nesta temporada, além das apresentações de Pororoca, o público poderá assistir a Aquilo de que somos feitos, Formas breves e Encarnado, trabalhos anteriores da companhia. As apresentações serão aos sábados, às 18h (Pororoca + Encarnado), e aos domingos (Formas breves + Aquilo de que somos feitos), às 16h, com entrada franca. OCentro de Artes da Maré fica na Rua Bittencourt Sampaio 181, Nova Holanda, Maré).

Leia também: Pororoca que arrasta para universo de rosa (crítica de Helena Katz  publicada em 5 de abril, no jornal O Estado de São Paulo)