Lina do Carmo conta sua evolução como artista em autobiografia

Corpo do Mundo é o título do aguardado livro da dançarina, coreógrafa, mestre em dança, mímica e yoga, e agora escritora, Lina do Carmo, que será lançado em noite de autógrafos dia 25 de agosto, na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro. A autora aproveita sua autobiografia para transmitir didaticamente história, filosofia e prática sobre a dança e a expressão teatral do movimento.

Na obra, Lina conta detalhes de como consolidou sua carreira internacional, seus trabalhos e performances mais marcantes, além de partilhar sua permanente busca por aprimoramento e autoconhecimento. Um dos destaques da obra é o relato da autora de como ela consegue fundir sua arte à sua espiritualidade, permitindo-a, desta forma, alcançar a liberdade física necessária para desenvolver linguagens estéticas sinceras e de vanguarda.

Dos teatros do mundo à aldeia dos índios Karajá

Lina do Carmo nasceu em Teresina, no Piauí do fim dos anos 50. Partiu para o Rio de Janeiro, onde iniciou de fato sua carreira. Por seus trabalhos de rara beleza e criatividade incomum, como Victoria Regia – A Fiction from Amazonas (1990); Fugitus (1994); Capivara (1997); Aruanãzug (1999) e Viajante da Luz (2007), ganhou credibilidade e destaque internacional no mundo da dança, conquistando plateias de países como Áustria, França, Polônia, México, Alemanha e Estados Unidos.

Discípula de Marcel Marceau e Gurdjieff, possui uma carreira permeada por uma extensa experiência em trabalhos para teatro, televisão e cinema. Em busca de sempre transcender não apenas fronteiras culturais, mas espirituais e físicas em seus projetos e performances, sempre cheia de vigor, não se cansa de criar e gerar novas ideias, buscando sempre a inspiração entre diferentes mundos, desde os palcos europeus, à aldeia dos índios Karajá, deixando se impregnar pela Serra da Capivara.

Lina também lança o livro dia 26 de agosto, no Festival Dança em Trânsito e também em Brasília, onde se apresenta com seu solo Capivara, no Teatro Sesc Garagem, dias 28 e 29 de agosto, dentro da programação da 20ª edição do Festival Cena Contemporânea.

Foto: Solo Capivara, de Lina do Carmo © Gert Weigelt

Serviço:

Noite de autógrafos e lançamento do livro CORPO DO MUNDO, de Lina do Carmo    

Data: 25 de agosto, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Livraria da Travessa – Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema – Rio de Janeiro

Solo Capivara, de Lina do Carmo

Apresentações: 28 e 29 de agosto
Horário: 21h
Local: Teatro Sesc Garagem – Via W Quatro Sul SEPS 713/913 bloco F – Brasília
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre