“LUGARIZAÇÃO” – Residência Coreográfica

O Programa de Residência Artística “LUGARIZAÇÃO” acontece no Espaço Cênico O LUGAR, sede da Cia. Corpos Nômades. Concebido por João Andreazzi, tem por finalidade proporcionar um lugar onde os artistas possam desenvolver seus trabalhos de pesquisa e experimentação em dança contemporânea, é destinado apenas a trabalhos em processo, inéditos ou em reelaboração.

No dia 26/10 (sábado), os artistas contemplados presentarão os trabalhos em processo na “6ª Mostra Lugar Nômade de Dança” na “Sessão Meia-Noite Olho Neles”.

Os artistas convidados para esta edição são: Bárbara Malavoglia, Carolina Matias/ Ricardo Marques e Thiane Nascimento. Ao final de dois meses de residência, poderá ocorrer uma Mostra dos processos dos artistas residentes.

Sobre os projetos em residência:

“Estudo Interrompido” – Thiane Nascimento

O projeto “Estudo Interrompido” da Bailarina Thiane Nascimento, consiste em desenvolver uma poética que parte do movimento cotidiano para constituição de células coreográficas. A bailarina interage com uma mesa, desenvolvendo uma relação de tensão entre corpo, objeto, coreografia e gestos cotidianos. Com isso, não apenas os limiares do cotidiano e da dança são explorados, mas, a polaridade entre mesa e toda sua simbologia – por exemplo; daquela ansiedade que sentimos enquanto estudamos, escrevemos projetos ou enquanto por detrás da mesa avaliam nossos projetos, disso, nasce o movimento, do esvaziamento de sentido no movimento nasce o desejo de reflexão, de pôr-se à mesa a repensar o espaço e do corpo à repensar objeto mesa.

“Estudo para Estratégia” – Bárbara Malavoglia

A inspiração deste estudo coreográfico da bailarina Bárbara Malavoglia, é uma lista de palavras que organizam o amor: explicam, detalham, definem condutas e descrevem procedimentos do amor.

Partindo de palavras que desejam dar conta do que é inapreensível, e de uma lógica que esquadrinha o caminho a seguir, crio gestos que dançam com o mesmo impossível propósito.

Os planos falham, a lógica se perde, a objetividade tropeça: tento de novo com a mesma paixão.

“Dear Glory” – Carolina Matias e Ricardo Marques

“Dear Glory” é um projeto de co-criação entre dois artistas portugueses, Carolina Matias e Ricardo Marques, a residir em São Paulo que se propõem a construir um espetáculo sobre distância e memória. A performance será um questionamento constante da integridade do narrador, da sua capacidade de se revelar enquanto ser divido e deslocado relativamente aquilo a que se costuma chamar de país.