Manaus recebe primeira edição do Laboratório Contemporâneo

Acontece a partir de terça-feira (27/05), em Manaus, a primeira edição do Laboratório Contemporâneo, projeto que tem como objetivo criar um pólo de reflexão sobre dança contemporânea na região Norte a partir de performances e debates. O evento reúne as companhias Índios.com, Intérpretes Independentes, Contém Dança e o artista Francisco Rider.

Todos os trabalhos serão apresentados no Teatro do Sesc, seguidos de debates entre os artistas e a platéia mediados pelo professor Valdemir Oliveira e pelo curador do Festival Panorama de Dança, Eduardo Bonito. A programação inclui também análises dos trabalhos apresentados – voltadas apenas aos artistas participantes do projeto -, que serão realizadas na sede da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), das 8h30 às 10h30.

O primeiro trabalho a se apresentar, na terça-feira (27/05), será o Projeto Pesquisa Cênica Corporal Uma, de Francisco Rider, uma mistura de espetáculo e oficina de capacitação de intérpretes de dança contemporânea. Na quarta-feira (28/05) é a vez da companhia Índios.com, com Rito de Passagem, que utiliza técnicas verticais (rapel e tirolesa) e arte circense (tecido trançado). Francis Baiardi, da Contém Dança, apresenta o solo Episódio 1 na quinta-feira (29/05). O trabalho materializa uma história em quadrinhos no palco. Para fechar a programação do Laboratório Contemporâneo voltada ao público, na sexta-feira (30/06), a Companhia de Intérpretes Independentes mostra Homem de Barro, cuja encenação é centrada nos membros superiores do corpo.

O Teatro do Sesc fica na Rua Henrique Martins 427, Centro. As apresentações acontecem sempre às 19h. Informações: (92) 2126-9580.