Márcia Milhazes, Roberto Ramos, Mário Nascimento e Lia Rodrigues contemplados no Programa Petrobras Cultural
Já saiu o resultado do Programa Petrobras Cultural para manutenção de grupos e companhias de teatro e dança.
A Márcia Milhazes Cia. de Dança entrou com um projeto de manutenção da companhia, que se destaca pela seriedade e pela elegância de sua linguagem coreográfica e, sobretudo, pelo trânsito inteligente que vem estabelecendo entre literatura brasileira e a dança há mais de 10 anos. Essa nova criação aprofunda o foco investigativo a que Márcia Milhazes vem se dedicando: tradução do pensamento barroco brasileiro no corpo através da dança.
Faladores é o projeto de manutenção da Cia. Mário Nascimento, que estabelece um diálogo entre a dança e outras áreas afins, como a música, poesia, circo e as danças urbanas. Em sua trajetória de dez anos, a companhia conjuga pesquisa coreográfica e trabalho de formação, aprimoramento técnico e capacitação de bailarinos de várias regiões do país. O tema de investigação proposto tratará das obras de novos poetas mineiros, realizando cruzamentos entre cultura popular e arte experimental.
Já Fluxos é o projeto de manutenção do grupo D.A.M. que, com Roberto Ramos, vem desenvolvendo sistematicamente uma investigação sobre a construção e a percepção sensorial do movimento a partir da observação de situações cinéticas. Seu caráter artístico e filosófico elabora uma linguagem diferenciada tratando de conceitos como a inércia e o aleatório, lidando com objetos externos ao corpo para evidenciar a forma como o corpo se relaciona com esses objetos.
E a homenageada pela produção e difusão no setor de artes cênicas foi a Lia Rodrigues Companhia de Danças. A trajetória de Lia Rodrigues é consolidada por seu caráter inovador e multiplicador. A Companhia tem mantido uma produção contínua reconhecida nacional e internacionalmente. É uma das Companhias de dança brasileira que mais se apresenta no circuito de arte contemporânea internacional.