Fim das oficinas culturais de São Paulo?

Está circulando na internet email que denuncia o fechamento das oficinas culturais do estado de São Paulo. A mensagem, disparada por artistas de diversas áreas, afirma que os espaços fecharão as portas a partir de 1º de agosto por decisão da Secretaria de Estado da Cultura, que alega falta de visibilidade do projeto. O texto diz: “estamos transmitindo esse email para que você possa se manifestar, você que foi aluno, frequentador, professor, coordenador ou simplesmente é um admirador e cúmplice da Formação Cultural em nosso Estado! Aguardamos o posicionamento da Secretaria de Cultura do Estado, mas o que nos chega, através da própria diretoria da ASSAOC, a O.S. responsável pela administração das Oficinas Culturais do Estado, é que as OFICINAS CULTURAIS DO ESTADO, fecharão as portas dia 01 de agosto de 2010”.

Ainda segundo o email, os funcionários estão trabalhando sob o regime de aviso prévio durante o mês de julho. Atualmente, São Paulo possui 22 oficinas culturais, sendo seis na capital e 15 no interior do estado. Elas atendem a cerca de 156 mil pessoas durante o ano, entre frequentadores das atividades de formação e de eventos.

Até a tarde desta quarta-feira (30/06), não havia nenhuma menção ao fechamento dos espaços no site da Assaoc, ao contrário, toda a programação de férias das oficinas está em destaque (aqui mesmo no idança publicamos uma oficina de férias que será realizada em julho).

Segundo reportagem do jornal Diário de São Paulo, o secretário de Cultura do Estado, Andrea Matarazzo, chamou o email de boataria e declarou que vai começar, agora, a avaliar o trabalho realizado pela Assaoc. Leia aqui a reportagem.

Nota divulgada pela Secretaria de Estado da Cultura garante que as 21 oficinas culturais não serão extintas, ao contrário, o objetivo é “melhorar sua qualidade e, se possível, sua amplitude”.

A foto acima é da Oficina Oswald de Andrade.

Leia também: Longe de um acordo