Mês de festivais em Portugal e Bruxelas

Apresentando uma mistura de dança, teatro e “tudo o que fica entre essas disciplinas”, começa amanhã (21/05) o alkantara festival, em Portugal. Até 9 de junho, serão mais de 30 espetáculos, dos quais mais da metade são estreias mundiais.

A noite de abertura – que na verdade se divide em duas – terá Radio Muezzin, de Stefan Kaegi (Rimini Protokoll), no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, e vamos sentir falta de tudo aquilo de que não precisamos, de Vera Mantero, no Teatro São João, no Porto.

A programação deste ano também terá nomes como Ana Borralho & João Galante (World of interiors), os novos trabalhos da P.A.R.T.S, Bruno Beltrão (H3), Antonio Tagliarini e Idoia Zabaleta (Royal dance), ZOO/Thomas Hauert (You’ve changed), e as criações individuais do PEPCC – Forum Dança. A lista completa de espetáculos está disponível aqui.

Além das apresentações, o alkantara também terá uma boa safra de atividades paralelas. Entre elas está o Jardim do Palácio, que acontece neste domingo (23/05) e nos dias 30 de maio e 6 de junho, reunindo Vera Mantero, Mpumelelo Paul Grootboom e Jorge León em conversas abertas sobre seus trabalhos. E no dia 29 de maio será realizado o 1º Laboratório TKB, que combina uma série de atividades misturando arte e ciência, entre elas, a conferência pública New models of documentation for contemporary dance.

kunstenfestivaldesarts vai até fim de maio

A algumas horas de avião dali, começou no dia 7 de maio o kunstenfestivaldesarts. Ele vai até dia 29 de maio, em Bruxelas, com uma série de espetáculos, performances e obras que exploram as artes do corpo.

Otro / Foto divulgação

Otro / Foto divulgação

A edição deste ano apresenta duas atrações brasileiras. Uma delas é Pororoca, de Lia Rodrigues, que será mostrado de 27 a 29 de maio, no Kaaitheater. A coreógrafa participará de mais duas atividades: dará o workshop Dancing in the favelas, art and social integration, concebido a partir da sua experiência no Centro de Artes da Maré (leia mais aqui). Além disso, Lia é tema do filme Terriotoires de l’Art – Lia Rodrigues, de Vitry à Rio, dirigido por Chrystel Jubien.

O Coletivo Improviso mostrará Otro (foto), projeto dirigido por Enrique Diaz e Cristina Moura, em que diversas possibilidades de interação com o outro são experimentadas. De domingo (24/05) a 28 de maio, no Théatre 140.

Confira aqui toda a programação do kunstenfestivaldesarts.