Mostra de Processos Rumos Dança começa no sábado

Os olhos de quem trabalha com dança contemporânea ou simplesmente se interessa pelas suas novidades estarão voltados para São Paulo na próxima semana. A partir deste sábado (6/03), e até dia 14 de março, acontece a Mostra de Processos Rumos Dança, que apresentará os trabalhos selecionados no edital 2009-2010 do programa. Durante nove dias serão mostrados 21 projetos selecionados na categoria Desenvolvimento de Pesquisa Coreográfica em Dança Contemporânea, além de cinco trabalhos em vídeo contemplados na categoria Apoio à Pesquisa e Produção de Videodança. A foto ao lado é de O que antecede a morte, de Marcos Klann (a galeria completa de imagens está disponível aqui).

Os editais foram abertos em 2009 e, pela primeira vez, tiveram foco no processo de criação e não no produto final. Outra novidade deste edital foi a elaboração e manutenção, durante seis meses, de blogs, onde eles puderam contar suas experiências, ideias, questões e métodos de trabalho utilizado durante o processo criativo. Já os escolhidos na carteira de videodança passaram por uma pré-seleção em que 10 projetos participaram de uma oficina intensiva sobre a linguagem. Desses 10 foram selecionados os cinco que estão na mostra.

“A ideia dos blogs deu muito certo. Eram três os objetivos principais dessa iniciativa: evidenciar o maior foco que o Rumos Dança deu à pesquisa; o blog como lugar de discussão e reflexão, de conversa entre pares; e uma ferramenta de registro do processo do Rumos. Foi importante porque eles passaram meses estudando e trabalhando”, avalia a gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural, Sônia Sobral.

“O André Lepecki fala do livro Exhausting dance, de uma geração que desafia nosso entendimento de dança e movimento. A Liliana e a Cibele falam da arte como campo econômico, como a classe vem se organizando há algum tempo no campo político, como funciona a dinâmica artistas-mercado-instituições. A mesa do Peter Pal será mais filosófica, sobre uma cartografia que depende de região, potência do indivíduo, dificuldades de viver em grupo etc”, explica Sônia.

No domingo (7/03) será realizada a mesa Mapeamento Rumos Dança e Enciclopédia Itaú Cultural Dança, em que Helena Katz, Dulce Aquino e Christine Greiner distrincharão os processos realizados pelos 13 pesquisadores – orientados por Christine – para a atualização da base de dados de dança contemporânea. A mesa também marcará o lançamento do protótipo da Enciclopédia de Dança, com 100 verbetes iniciais.

A programação completa da Mostra Rumos Dança está disponível aqui. As apresentações se dividem entre o Itaú Cultural (Avenida Paulista 149. Telefone: 11 2168-1776), o Centro Cultural São Paulo (Avenida Vergueiro 1.000. Telefone: 11 3397-4000) e o Teatro Coletivo (Rua da Consolação 1.623. Telefone: 11 3255-5922). De 6 a 14 de março, em vários horários.

Leia também: Solos de Dança no SESC respira novos ares