Mostra de videodança conta com a presença de David Hinton
Nos dias 18, 20 e 22 de setembro (segunda, quarta e sexta-feira), a Sala Vermelha do Itaú Cultural recebe a mostra de videodança DV8 Physical Theatre. Realizada em parceria entre o programa Rumos Itaú Cultural Dança e o British Council, o evento conta com a presença de David Hinton, um dos mais premiados diretores de cinema e vídeo europeu, e traz versões para a tela de coreografias da companhia inglesa que dá nome à mostra. Em paralelo, Hinton ministra uma oficina de qualificação da linguagem em videodança para os 15 pré-selecionados do programa Rumos Itaú Cultural Dança 2006-2007 na categoria de videodança, dos quais cinco serão premiados com apoio financeiro de R$ 12,5 mil para cada projeto de produção de dança para o vídeo.
A mostra reúne cinco bons exemplos do que de melhor vem sendo produzido na Europa nos últimos anos em relação à videodança. A programação abre com Strange Fish, uma das obras de David Hinton que já em 1992 deixava impressa uma característica comum às produções da DV8: performers audaciosos correndo riscos físicos para representar metáforas altamente emocionantes.
My Sex, Our Dance (1986), o segundo filme produzido pela DV8, mostra o início das buscas da companhia para representar dança nas telas. Com apenas 22 minutos de duração, o filme é a gravação de estúdio de uma performance do espetáculo de mesmo nome. Já Dead Dreams of Monochrome Men (1990), também de Hinton, fez a companhia iniciar a década de 90 com o público e críticos a seu favor.
A produção mais recente a ser exibida na mostra é The Cost of Living (2004), um dos filmes mais premiados do DV8, que é apresentado pela primeira vez em São Paulo. Adaptação livre de produção teatral homônima, a videodança trata da história de Eddie e David, dois performers que lutam para encontrar emprego e romance, concebido e dirigido pelo fundador da companhia, Lloyd Newson. O igualmente premiado Enter Achilles (1996) se passa em um típico pub britânico e faz uma exploração cômica e cruel da psique masculina.
Mais informações no site do Itaú Cultural.