Nightshade em tournê pela Europa

Nightshade une strip-tease e arte. Vera Mantero foi convidada pela produtora belga Victoria, junto a seis outros ícones da arte performática contemporânea, Alain Platel, Wim Vandekeybus, Johanne Saunier, Catherine Sagna, Eric De Volder e Claudia Triozzia para coreografar um strip-tease. Os artistas não trabalharam com seus bailarinos ou atores de costume, mas com homens e mulheres que profissionalmente fazem strip-tease. Desta maneira, dois mundos aparentemente contraditórios – o do divertimento e o da high art  – foram combinados numa performance que traz os dois gêneros cara a cara.

A intenção é estudar o strip-tease como uma forma de dança no contexto das convenções da arte performática contemporânea. Neste sentido, Nightshade é uma forma intensificada da questão principal da produtora belga: tirar os artistas de seus lugares específicos através de um pedido atípico, abordando assuntos nunca vistos naquele contexto artístico de origem. O desafio é dar um lugar significativo para a dança erótica, para o jogo de sedução e a beleza do corpo nu e provocante, e estimular o público com seu approach estético.
Vera Mantero trabalhou nesta criação com Delphine Clairet.

Nightshade será apresentado nos dias 1º e 2 de março no Les Antipodes, em Brest / France e nos dias 16 e 17 de março no De Velinx, em Tongeren / Bélgica. Para saber sobre a turnê completa do espetáculo, mande um e-mail para info@orumodofumo.com.