Nômades Grupo de Dança realiza apresentações e oficinas em Goiânia

Durante todo o mês de maio, o Nômades Grupo de Dança realiza apresentações e oficinas gratuitas de dança contemporânea em escolas públicas municipais de Goiânia. Ao todo, quatro instituições de ensino serão contempladas com o espetáculo Palavras em Giz e oficinas ministradas pela coreógrafa e diretora artística do grupo, Cristiane Santos, serão oferecidas a 140 estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Uma das principais companhias da cena da dança de Goiás, o Nômades comemorou seu décimo primeiro aniversário com a criação e circulação do espetáculo Palavras em Giz. A obra – que em 2013 foi exibida em Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Aparecida de Goiânia e Inhumas – agora retorna à sua cidade de origem com a proposta de estabelecer um contato mais íntimo com um público em formação.

Autobiografia coletiva que coloca em cena marcas pessoais, o tema do espetáculo é amparado pelas reflexões da psicoterapeuta Suely Rolnik e pela poética do escritor Fernando Pessoa. O Grupo remonta uma pesquisa baseada em danças africanas, e leva para o palco uma saborosa e brasileiríssima mistura de passos étnicos com a dança contemporânea. “Sou negra e quis que essa fosse a minha marca pessoal no espetáculo, por meio de uma movimentação que faz referência direta à minha formação em dança afro. Todos os outros elementos do espetáculo são referências às marcas pessoais de quem vivenciou o processo de criação”, explica Cristiane.

As apresentações nas escolas são abertas a toda a comunidade do entorno de cada instituição. No dia 19 de maio, o Grupo oferece uma oficina aberta ao público e no dia 28 os espectadores poderão assistir ao encerramento do projeto, que prevê duas apresentações no Teatro Goiânia. As oficinas têm como objetivo oferecer aos participantes o processo simplificado da investigação do espetáculo, tendo como base a pesquisa e a vivência dos elementos que são originários da dança afro, e seus possíveis diálogos com a dança contemporânea.

Serviço:

Palavras em Giz, com o Nômades Grupo de Dança

Apresentações e oficinas para escolas públicas municipais:

07/05 – 4ª feira – E.M. Moisés Santana – Bairro Capuava – 13h30
09/05 – 6ª feira – E.M. Profa. Mª Nosídia Palmeiras das Neves – Res. Barravento – 13h
12/05 – 2ª feira – E.M. Profa. Silene de Andrade – Aruanã I – 13h30
16/05 – 6ª feira – E.M. Enesrtina Lina Marra – Pq. Industrial João Braz – 13h30

Oficina aberta ao público em geral:

19 de maio, às 19h
Local: ESEFFEGO (Escola Superior de Ed. Física e Fisioterapia de Goiás)
Duração: 2 horas
Pré-requisito: Idade mínima de 14 anos
Número de vagas: 30
Inscrições pelo e-mail geral@ndg.art.br

Apresentações no Teatro Goiânia:

Data: 28 de maio
Horário: 14h
Entrada gratuita. Ingressos distribuídos prévia e gratuitamente para estudantes das redes municipal e estadual de ensino e para participantes de projetos sociais e culturais da nossa região.
Horário: 20h
Ingressos: R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 meia-entrada para estudantes e idosos
Endereço: Rua 23, nº 252 – Centro

Contato e informações:
William Bernardes – Coordenador geral e produtor executivo
Cristiane Santos – Diretora Artística e Coreógrafa
(62) 8454-0843 (Oi) / (62) 9428-3993 (Claro)
www.facebook.com.br/nomadesdanca | www.facebook.com.br/nomadesgo

Ficha Técnica:

Direção Artística e Coreografia: Cristiane Santos Coordenação Geral: William Bernardes Assistente de Ensaio: Laís Guerra Elenco: Laís Guerra, Valter Caldeira, Ludmila Rocha, Jayme Marques, Munique Gomes Bailarina convidada para apresentações nas escolas: Maressa Pessoa Videoscenário: Anna Behatriz Azevêdo Iluminação: Alexandre Greco Cenografia: Wagner Gonçalves Figurino: Hazuk Perez e Víctor Teixeira Maquiagem: Luiz Fernando Ananias Fotografias: Marcus Camargo Criação e produção da Trilha Sonora: Gleyson Andrade Participação na Trilha Sonora: Diego Amaral (percussão), Ewerton Luiz (flauta) e Moisés Ferreira (violoncelo) Produção Executiva: William Bernardes Planejamento, Produção e Divulgação: Nômades Grupo de Dança e parceiros

O espetáculo recebeu para sua montagem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia da Prefeitura Municipal de Goiânia e também foi contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012 para realizar sua Turnê Nacional 2013.