Núcleo do Dirceu retoma atividades em 2009

O Núcleo de Criação do Dirceu (NCD) retoma suas atividades hoje (25/03), em Teresina. O projeto, que já dura três anos no Teatro Municipal João Paulo II (TMJP2), está repleto de atividades neste primeiro semestre.

Os trabalhos começam com o Projeto Instantâneo, que há três anos promove sessões de improvisação semanais com entrada gratuita.  A apresentação começa às 20h.

Já na segunda semana de abril, o Núcleo participará do festival brasil move berlim, no dia 16. Bull dancing, de Marcelo Evelin/Demolition Inc.) fará a abertura do festival, que acontece no Hebbel am Ufer (HAU 1, 2, 3), considerado o principal centro de produções contemporâneas da capital alemã. Também viajam Jamila Rocha (Corpo Manual), Alexandre Santos e César Costa (2 Heterogêneo), e Elielson Pacheco (Sobre Ossos e Robôs). Clique aqui para ler mais sobre o evento.

Outro projeto que será desenvolvido em 2009 pelo NCD é o colaboraTóRIO, programa de residências, colaboração e criação realizado em parceria com o Festival Panorama de Dança. O projeto consiste em uma residência por mês, com três semanas de duração em cada cidade – Teresina e Rio – entre abril e setembro. Cada etapa selecionará intérpretes-criadores para as edições 2009/2010.

O primeiro residente será Cristian Duarte, de São Paulo, que desenvolverá atividades entre os dias 2 e 18 de abril. A coreógrafa e videomaker Tamara Cubas (Uruguai) estará em Teresina em maio, o coreógrafo Boyzie Cekwana (África do Sul) em junho e Zeynep Gunsur (Turquia) em julho.

Os interessados em se inscrever para as residências em Teresina têm até 31 de março para se inscrever. É necessário enviar currículo resumido e carta de intenção à sede do TMJP2 (Avenida Joaquim Nelson 1.861, bairro Dirceu Arcoverde). Clique aqui para saber mais sobre o projeto colaboraTóRIO.