O sufocamento das grandes cidades inspira espetáculo da Corpos Nômades

De 18 de março a 1º de maio volta em cartaz o mais recente trabalho da Cia. Corpos Nômades, O especulador de olhos invisíveis de carne, em sua sede, o Espaço Cênico, no Baixo Augusta, na cidade de São Paulo. O espetáculo teve sua estreia em dezembro do ano passado e essa temporada é a primeira das sete ações compreendidas pelo projeto Corpo um lug@r nômade. O projeto é patrocinado pela Petrobras e se estende por todo o ano, com workshops, residências, circulação, mostras voltadas ao teatro, à dança e à música.

O especulador de olhos invisíveis de carne teve como um de seus pontos de partida o texto O despovoador (1970), de Samuel Beckett. Nessa obra tardia, o autor, falecido em 1989, descreve uma humanidade que vive confinada em “um cilindro de cinquenta metros de circunferência e dezesseis de altura, em nome da harmonia”, sem contar como essas pessoas chegaram ou sairão dali. O espetáculo, por sua vez, reúne essa referência à sensação de sufocamento das grandes cidades, pela especulação imobiliária, pela má utilização e distribuição do solo.

Outras referências importantes no processo de criação, foram as visitas feitas pela companhia, em épocas diferentes, a diferentes regiões de São Paulo, como a extinta Favela do Gato, na região centro-norte e as aldeias guaranis ao noroeste e sul da cidade. A perspectiva de Deleuze e Guattari sobre o capitalismo e a esquizofrenia foram importantes para pensar a materalização do espetáculo, e alimentaram o que chamam de ‘coreodramaturgrafias’ – conceito proposto e adotado pelo diretor da companhia e do espetáculo, João Andreazzi.

Em O especulador, a Corpos Nômades – que existe desde 1995, inicialmente como Cia João Andreazzi e adotou seu novo nome em 2000 – retoma também a propria noção de nomadismo. “Para este espetáculo resgatamos o conceito de nômade, da errância do corpo, para encontrar um caminho que nos permeia neste sistema em que vivemos, uma compreensão do período de existência desses corpos e as transformações que ali ocorreram”, explica Andreazzi.

Veja o trailer da peça:

O especulador de olhos invisíveis de carne
De 18 de março a 01 de maio de 2016
Sextas e sábados às 21h e domingos às 20h.
IngressosR$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Lotação: 60 pessoas
Classificação: 14 anos
Duração: 50 minutos

Espaço Cênico O Lugar
Rua Augusta, 325 – Consolação – São Paulo, SP
Reservas e informações – (11) 3237-3224 ou (11) 992314457
ou pelo e-mail ciacorposnomades@gmail.com