Drifting / Foto: Gustavo Ciríaco e António Pedro Lopes

Oito semanas de dança

Tradicional evento realizado pelo Centro Cultural São Paulo (CCSP), o Semanas de Dança dá largada em mais uma edição nesta quinta-feira (5/05). Serão 25 espetáculos em mais de 100 apresentações ocupando os mais variados espaços do Centro durante as próximas oito semanas. A expectativa da organização é que 10 mil pessoas participem do evento nesse período.

Desde os anos 90, o Semanas de Dança é reconhecido entre os artistas como espaço de experimentação, de encontros e de divulgação de novos trabalhos. Este ano, o evento tem como tema central o público, com a proposta de pensar ações de difusão e acesso da dança aos mais diferentes públicos, sempre explorando a interligação entre várias linguagens artísticas.

A abertura, nesta quinta-feira, às 19h30, será com Percursos de área reescrita (foto1), com a J.Gar.Cia Dança Contemporânea, que apresentará um misto de performance e apresentação de vídeos sobre atividades corriqueiras do cotidiano.

Entre as estreias estão Drifting / Em deriva (Gustavo Ciríaco e António Pedro Lopes, foto 2), projeto-espetáculo que busca mapear os afetos em diferentes cidades; Kodak (Neto Machado), inspirado na obra do artista plástico britânico James Stuart Blackton; Ecos (Cia. Fragmento de Dança), resultado dos últimos quatro trabalhos da companhia inspirados em artistas mulheres; e Produto perecível laico (Cia. Borelli), inspirado no poema A morte, de Cruz e Souza.

Programação também tem oficinas e debates

Além das apresentações, alguns trabalhos terão ações mediadoras, como oficinas e atividades de experimentação em grupo. É necessário se inscrever previamente – as fichas estão disponíveis na página de cursos e oficinas do site do CCSP.

Drifting / Foto: Gustavo Ciríaco e António Pedro Lopes

Drifting / Foto: Gustavo Ciríaco e António Pedro Lopes

A intensa programação também inclui encontros para discutir temas relativos ao acesso do público à dança. Integrando o Semanas de Dança -Públicos, o CCSP lança do projeto Professor no Centro, que pretende aproximar o profissional de educação da produção artística. No dia 20 de maio será realizado o debate As representações do corpo no espaço escolar, com Isabel Marques, e no dia 28 de maio, a psicanalista Suely Rolnik fala sobre O corpo mediador. Em junho serão realizados os debates Encontro sobre site specific, com o artista plástico Ricardo Basbaum, e Em busca de novos caminhos para a dança contemporânea, com a Cia. Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira.

A programação completa está disponível clicando aqui.

Leia também: Semanas de danças e públicos

Workshop-espetáculo ‘Exhibition’ recebe inscrições

Núcleo Artérias cria a partir do ‘mundo líquido’

Trabalho nascido em projeto de residências no RJ chega a SP

Dança por todos os lados em evento no Centro Cultural São Paulo

# Siga o idança no twitter.