Os 20 anos da companhia Staccato Paulo Caldas serão comemorados com mais uma estreia

Dia 16 de fevereiro, no Espaço SESC- Mezanino (Copacabana), estreia o espetáculo Fonte, do coreógrafo e bailarino Paulo Caldas.

Além de comemorar mais um estreia, Paulo Caldas tem ainda mais um motivo para se orgulhar: sua companhia Staccato | Paulo Caldas celebra 20 anos de trajetória.

Sob a direção de Paulo Caldas, a Staccato – estabelecida em seus primeiros anos basicamente como um duo – evoluiu para um núcleo estável de pesquisa e criação composto por cinco bailarinos (Carolina Wiehoff, Natasha Mesquita, Maira Aiex, Paula Maracajá e Toni Rodrigues), ensaiadora (Renata Reinheimer) e diretor/coreógrafo (Paulo Caldas).

Seu repertório, singularizado por uma bem sucedida aproximação com a linguagem cinematográfica, inclui obras que vêm marcando a dança carioca desde os anos 1990. O percurso artístico da Staccato iniciou-se em 1993. Através de uma consistente pesquisa de linguagem, a companhia estabeleceu um universo de movimento próprio e em contínua exploração, tanto em sua dimensão expressiva quanto técnica.

Sobre a estreia:

A obra “Fontes” (1992), de Cildo Meireles, deu origem ao espetáculo. Com milhares de réguas pendendo do teto, centenas de relógios de parede e incontáveis números de plástico caídos pelo chão, a instalação do artista se compõe a partir do acúmulo destes elementos de medição de tempo e espaço, ainda que, ao desfazer o padrão da ordem numeral que regularia suas métricas, os destitua de  qualquer possibilidade funcional.

A partir deste universo poético, utilizando recursos cenográficos e videográficos, o espetáculo Fonte é construído como uma instalação  em que estruturas coreográficas convivem com referências imagéticas, sobretudo de tempo.

O espetáculo ficará em cartaz de 16 de fevereiro a 10 de março, de quinta a domingo, no Espaço SESC- Copacabana (Rio de Janeiro).

SERVIÇO

Estreia para convidados: 15/02
Estreia para público: 16/02
Local: Espaço Sesc – Mezanino (Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana)
Informações: 2547-0156
Bilheteria: terça a domingo a partir das 15h. Vendas antecipadas até às 19h.
Valor: R$20,00
Horário: quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 19h30
Capacidade: 55 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação: livre

 

FICHA TÉCNICA

Concepção/Direção Coreográfica/Pesquisa de Movimento: Paulo Caldas; Bailarinos: Carolina Wiehoff, Maira Aiex, Natasha Mesquita e Toni Rodrigues; Pesquisa de Movimento: Carolina Wiehoff, Maira Aiex, Natasha Mesquita, Paula Maracajá, Paulo Caldas e Toni Rodrigues; Cenografia: Doris Rollemberg; Iluminação: Renato Machado; Figurinos: Renata Lamenza; Vídeo: Gustavo Gelmini e Paulo Caldas; Músicas: Mika Vainio e Pan Sonic (remix Paulo Caldas); Edição de áudio: Paulo Caldas e Rodrigo Ramalho; Ensaiadora: Renata Reinheimer;  Fotografia: João Julio Mello; Programação Visual: Karin Palhano; Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti; Administração e Produção: Quintal Produções – Verônica Prates.

 

Confiram também a instalação de Cildo Meireles que serviu como inspiração para esta obra de Paulo Caldas:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kxhxxqsI1eA[/youtube]