Matadouro / Fotografia: Rogério Ortiz

Panorama 2010 entra em cena

Começa nesta sexta-feira (5/11) a 19ª edição do Festival Panorama, no Rio de Janeiro. Serão mais de 30 atrações, de companhias nacionais e internacionais, espalhadas por espaços de toda a cidade. A abertura será nesta sexta-feira, a partir das 20h, no Teatro João Caetano, com o programa Repertory 40, da Trisha Brown Dance Company. O Brasil faz parte da turnê mundial que comemora os 40 anos de atividades da companhia.

O Panorama 2010 traz algumas novidades este ano: a principal delas é o programa Tardes no Parque, que acontecerá sábado e domingo (6 e 7/11) e nos dias 20 e 21 de novembro, na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage. O público poderá assistir, gratuitamente, a performances históricas da companhia de Trisha Brown – os Early works -, L’après midi, de Raimund Hoghe, Bleu remix, de Yann Marussich, além dos trabalhos dos brasileiros Michel Groisman e Gabriela Duvivier (Órgão), Alice Ripoll e Juliana Medella (Cornaca) e Thembi Rosa (Verdades inventadas). As performances acontecem em diferentes espaços do parque, em diferentes horários (confira aqui).

Outro novo programa da edição 2010 do festival é o Panorama Futuro, destinado à produção de jovens artistas com até 30 anos. Durante quatro dias, o Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto receberá o baiano Leo França, com Brecha, e os cearenses Pizamiglio. Pires. Mouramateus com Cavalos.

A programação internacional traz ainda outros importantes nomes da dança contemporânea da atualidade, como a companhia holandesa Emio Greco | PC, que vem ao Brasil com duas obras: o espetáculo Conjunto di NERO e a instalação Double skin/Double mind; o moçambicano Panaíbra Gabriel, com Time and spaces: “the marrabenta solo”; a uruguaia Federica Folco, com Periférico: proyecto tango; e o argelino-francês L’A / Rachid Ouramdane, com Les témoins ordinaires, entre outros.

Matadouro / Fotografia: Rogério Ortiz

Matadouro / Fotografia: Rogério Ortiz

Entre os nacinais da programação desde ano os destaques vão para dois artistas que fazem um ‘retrospecto’ de seus percursos: Lia Rodrigues eMarcelo Evelin. A coreógrafa carioca mostra seu projeto de repertório, que inclui Aquilo de que somos feitos (2000), Formas breves (2002), Encarnado (2005) e a estreia carioca de Pororoca (2009). Evelin também traz dois momentos de sua carreira com Ai, ai, ai e a estreia de Matadouro.

Com três semanas de duração, o Panorama 2010 abre mais espaço para as discussões. Este ano o festival realiza a 3ª edição do Seminário Economia da Dança – que já rendeu frutos em outros estados brasileiros – e promove o Seminário Cruzamentos Contemporâneos entre Arte e Política, ação de lançamento do projeto com.posições.políticas, que se estenderá por 2011 (leia mais aqui). Os seminários ainda estão recebendo inscrições pelo email seminario@panoramafestival.com.

A programação completa do Panorama, com as atrações, locais de apresentações e preços, está disponível aqui.

Mais festivais pelo Brasil

O segundo semestre é sempre um período recheado de festivais de dança pelo Brasil. Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par em Par, do Festival Internacional de Dança do Recife e do Fórum Internacional de Dança (FID), em Minas Gerais, já aconteceram e agora abrem caminho para o Festival Panorama, no Rio, Festival contemporâneo de Dança, em São Paulo, e Festival Diagnóstico, em Goiás.

De 10 a 20 de novembro acontece, em Goiânia e Anápolis, a 4ª edição do Festival Diagnóstico de Dança. Enquanto no Rio, profissionais da dança estarão discutindo questões relativas à produção, o mesmo acontecerá em Goiás, no 1º Seminário de Economia da Dança. A programação também inclui o projeto Corredor da Dança, reunindo curadores de todo o Brasil, e o II Encontro Urbano de Dança.

A 3ª edição do Festival Contemporâneo de Dança começou na terça-feira (2/11) e vai até 14 de novembro, reforçando a importância de se pensar o papel da dança em São Paulo. Uma das novidades deste ano é que o projeto Teorema passará a ser integrado ao festival. Incentivando, uma vez mais, a produção crítica em dança, Sheila Ribeiro convidará jovens artistas para escrever sobre trabalhos apresentados durante o festival. Em 2009, o idança, numa parceria com o Festival Contemporâneo de Dança realizou a série 7×7, cujos textos estão disponíveis aqui. Confira a programação aqui.

Veja também: a página do Panorama no youtube