Panorama de Dança 2007 – 13 coreografias preenchem o domingo

O Rio começa a dançar às 11h, no Theatro Municipal, com a Companhia de Dança da Cidade. O grupo apresenta o espetáculo Danças de Repertório, composto por oito coreografias. São elas: sentinela (1983), catar (1987), suíte barroca (1973), busca opus 39 (1985), boxe (1985), volúpia (1988), 45 movimentos >> haydn (1976) e 3 minutos com a realidade (1980).

Graciela Figueroa, Nina Verchinina e Sônia Mota assinam algumas obras.
Para saber mais sobre todas, clique aqui!

Shift…centre é o espetáculo que o queniano Opiyo Okach apresenta no Ginásio do Sesc Tijuca, às 17h. A peça, totalmente experimental, questiona dois tipos de relação: ‘espaço e percepção’ e ‘percepção e identidade’. “Não é uma simples declaração estética tendo o espaço como sujeito”, afirma Opiyo Okach. “Também evoca a realidade política e social.
Na África, nós estamos numa posição de sermos constantemente expostos a uma multiplicidade de realidades e maneiras de ser”, ele explica. “Vivemos diariamente com tradição, Islã, Cristianismo, MTV…é normal falar quatro línguas”, finaliza.

Campo Grande recebe, a partir das 19h30, na Funarj Artur Azevedo, Swan – corpo adaptado, de Andréia Nhur, e Luxo de cu com corpo nu, de Fafá Carvalho & Luiz Abreu.

A obra de Andréia trata o corpo como um “filtro de afetações”. “Essa idéia está ligada às perturbações que adentram um corpo durante seus processos de aprendizagem. Na cena, vejo esse apontamento inserido na construção do meu corpo mesmo, que se propõe a filtrar informações de diversas naturezas, como um corpo que invoca o balé clássico, um corpo que lê uma coreografia escrita e a interpreta à sua maneira, um corpo que propõe outras formas de se fazer algo já estabelecido, mas também sua fisiologia, sua anatomia, ou seja, tudo o que o compõe enquanto ambiente de relações”, explica a coreógrafa de São Paulo.

Filipa Francisco e Idoia Zabaleta se despedem do Panorama com Dueto, às 19h, no Espaço Sesc Mezanino, assim como Luiz Garay, em p a r t o, fecha sua apresentação no festival, às 21h, no Teatro Glaucio Gill.