Panorama de Dança 2007 – Rumos Dança e novos talentos no quinto dia

A participação do Rumos Dança no Panorama começa com o lançamento da caixa Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2006-2007, com a gerente de artes cênicas do instituto Sonia Sobral, no dia 5, às 14h, no Teatro Maison de France. “A apresentação da caixa Rumos Dança no festival significa apresentá-la, de uma só vez, a um público especializado brasileiro e internacional. O Panorama é uma ação de fomento artístico concebido a partir de análise e reflexão e nesse sentido sintoniza com os princípios do programa Rumos”, explica Sonia.

O material é composto por um livro com 20 textos – separados em Obras Coreográficas, Videodança e Contextos – e dois ensaios fotográficos, além de uma série de DVDs, com os registros dos 25 espetáculos e as cinco videodanças contempladas na última edição do Rumos Dança. A caixa traz ainda um DVD com uma série de 27 entrevistas com os artistas contemplados.

Na ocasião, haverá também a exibição do trabalho audiovisual Entre Tantos, de Nelson Enohata, Ricardo Carioba e Sonia Sobral, que também compõe a caixa. O material foi realizado a partir do acompanhamento dos artistas em seus ensaios e apresentações, durante a Mostra Rumos Dança, em março deste ano, em São Paulo.

E à noite, a partir das 21h, no Teatro Cacilda Becker, é a vez de jovens dançarinos mostrarem o que andam criando por aí. O Noites Universitárias é uma parceria do festival com os três cursos de graduação em dança do Rio de Janeiro: UniverCidade, UFRJ e Faculdade Angel Vianna. “É o diálogo entre as universidades, otimizando os resultados. E para os alunos, ter um espaço para se apresentar é super importante para a formação deles, a entrada no mercado e o próprio amadurecimento do trabalho”, diz Marcos Moraes, que coordena a produção do projeto. São 16 trabalhos divididos em dois dias: 5 e 8 de novembro. A programação você encontra aqui!