Pequena coleção de todas as coisas de volta ao Rio de Janeiro

Pequena coleção de todas as coisas  é uma adaptação para o universo infantil de “Pequeno inventário de lugares-comuns”, da Cia Dani Lima, de 2009, que teve excelentes críticas e repercussão em todo Brasil. “Pequeno inventário de lugares-comuns” nasceu da proposta de levantar inventários das ações, gestos e objetos do cotidiano que normalmente passam desapercebidos na rotina do dia a dia. Nesta nova versão, quatro bailarinos investem em jogos de composição com movimentos, palavras e objetos para recriar inventários poéticos das banalidades cotidianas. Inventar novas categorias e critérios para agrupar a cada vez de uma forma diferente uma centena de objetos que habitam o palco: bule de café, casaco, escorredor de macarrão, garrafas PET, aspirador de pó, pá de lixo, capacete de ciclista, cobertor, espada de São Jorge, chicletes, fita métrica, pacote de biscoito… Objetos de cores, formas, tamanhos e funções distintas passeiam com os bailarinos pelo palco, criando composições que reconfiguram a percepção habitual que se tem deles, assim como o espaço onde é feita a dança. 

Amante confesso da tarefa de inventariar, Umberto Eco afirma em seu livro “A vertigem das listas” que as listas são uma forma de remisturar o mundo, fazendo brotar novas relações entre coisas aparentemente distantes ou ao menos colocando um talvez sobre aquelas já aceitas pelo senso comum. A bailarina e coreógrafa Dani Lima, assim como Eco, aposta na força poética das listas e há 10 anos cria seus espetáculos a partir da operação de listar e  inventariar gestos, objetos, encontros, depoimentos e outras coisas do cotidiano.

O espetáculo está de volta aos palcos do Rio de Janeiro e é ideal para crianças.

“É o meu primeiro projeto totalmente voltado para o público infantil. Quero, com este espetáculo, apostar no jogo poético de cores, formas e relações que as ações e objetos do dia a dia podem nos proporcionar. As coisas e gestos usados em cena não são específicos do universo da criança, são do cotidiano. O que é próprio do universo infantil é a possibilidade de se surpreender com o que há de mais banal, criando associações, delírios e brincadeiras com as coisas comuns “– Dani Lima

Serviço:

19 Julho | Escola Sesc – Jacarepaguá, RJ
20 e 21 Julho | Mostra Dança Gamboa, Galpão Gamboa, RJ

maiores informações no facebook da cia dani lima