Porto Alegre recebe a 6ª edição do festival Dança Ponto Com

De 5 a 10 de julho, Porto Alegre recebe a sexta edição do festival Dança Ponto Com. Entre apresentações, mostras de processo, conversas, performances, oficinas e conferências. O evento foi criado com o propósito de estabelecer múltiplos pontos de comunicação na produção atual da dança brasileira, buscando criar espaço para o trânsito e diálogo de linguagens, de pensamentos, de criações e de artistas. O festival ocupa vários espaços da cidade: Sala Álvaro Moreira, Teatro Renascença e Atelier Livre no Centro Municipal de Cultura e na Sala Rony Leal na Usina do Gasômetro.

Esta edição homenageia o icônico grupo porto-alegrense HaiKai, criado em 1986, por bailarinos que haviam dançado anteriormente no Grupo Choreo, ambos com com um papel importante na construção de um pensamento contemporâneo na dança local e brasileira. O grupo apresenta no festival uma palestra-intervenção-performance, com concepção e direção de Suzi Weber e Mônica Dantas.

Entre os espetáculos estão Anatomia do Cavalo, de Marcos Moraes (São Paulo) e Rosa Primo, de Fortaleza, com o espetáculo Encanta meu Jardim, além de coreógrafos e companhias locais como o Coletivo Moebius, Anima Cia de Dança e Cia Municipal de Porto Alegre.

O Festival também traz a Mostra do Grupo Experimental de Dança, projeto que neste ano completa 10 anos, além da já tradicional Mostra CONtemporaneidades com trabalhos escolhidos por processo de inscrição e seleção e que propõe mostrar a diversidade da produção de dança local em pesquisa em dança.

As oficinas também têm espaço importante também na programação, como a de Pesquisa Corporal com Rosa Primo, o de Videodança e as poéticas de plano sequência com Leonel Brum e a oficina Honestidade na Dança com Jorge Alencar. As inscrições estão abertas até 30 de junho, enviando uma carta de intenção e um mini-currículo para o email festivaldancapontocom@gmail.com. As oficinas são gratuitas e acontecerão na Sala Rony Leal, na Usina do Gasômetro.

[Foto: Encanta meu jardim, de Rosa Primo, integra a programação do festival.]