Projeto Do terreiro à cena apresenta oficina e aula-espetáculo em Pernambuco

O projeto Do terreiro à cena realiza na próxima semana, no Centro de Artes e Comunicação – CAC/UFPE, uma programação gratuita que inclui aula-espetáculo e oficina com Aguinaldo Roberto da Silva, experiente brincador de Cavalo Marinho e Maracatu de Baque Solto, tradições culturais da Zona da Mata Norte de Pernambuco e que vem contribuindo nos trabalhos corporais de vários grupos da cena local e nacional. O projeto já passou por João Pessoa e chega agora ao Recife, com incentivo do Funcultura.

A iniciativa partiu de um antigo desejo de Aguinaldo que, ao notar crescente interesse de artistas nas tradições populares das quais faz parte, concluiu que ele também poderia organizar seu discurso artístico em favor do que pretendia compartilhar com o público. A ação pioneira é coordenada e dirigida por Lineu Gabriel Guaraldo, ator-pequisador do Grupo Peleja e Mestre em Artes pela Unicamp, em parceria com o multi artista Helder Vasconcelos.

Na aula-espetáculo Do terreiro à cena, Aguinaldo compartilha com o público particularidades de sua trajetória junto a essas brincadeiras. Nos últimos oito anos ele vem se aproximando do universo das artes cênicas contemporâneas, trabalhando como intérprete-criador em montagens de dança e teatro. Entre figuras de Cavalo Marinho, pisadas trupés, o artista compartilha aspectos do seu modo de pensar e fazer arte. Segundo Lineu, a aula-espetáculo não se encontra ainda em um formato definitivo, porém, já existe no momento a necessidade de compartilhar com o público o que foi construído até aqui para que seja possível avançar para uma nova etapa. A intenção dos dois é que em breve, além da aula-espetáculo, seja montado um espetáculo solo de Aguinaldo Roberto.

A oficina prática tem por objetivo apresentar aos participantes a dança do Maracatu de Baque Solto e do Cavalo Marinho. Os participantes serão introduzidos aos passos da dança por meio de uma metodologia de Aguinaldo que mescla o modo de transmissão de conteúdos que o sambador vivenciou no terreiro, com outras didáticas com as quais ele entrou em contato ao trabalhar com grupos de Teatro e de Dança de diversas regiões do Brasil.

Foto: © Renata Pires

Serviço:

Oficina de Cavalo Marinho e Maracatu Rural com Aguinaldo Roberto da Silva

Data: 7 e 8 de abril
Horário: 14h às 18h
Local: Sala 44 do Centro de Artes e Comunicação – CAC/UFPE
Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife – PE
Informações e inscrições pelo email lineu@grupopeleja.com.br

Aula-espetáculo com Aguinaldo Roberto da Silva

Data: 9 de abril
Horário: 20h
Local: Teatro Milton Baccarelli – Centro de Artes e Comunicação – CAC/UFPE
Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife – PE

Ficha Técnica:

Coordenação e Direção: Lineu Gabriel Guaraldo Artista-pesquisador e professor da oficina: Aguinaldo Roberto da Silva Produção: Iara Sales e Lineu Gabriel Guaraldo Trilha Sonora: Helder Vasconcelos Arte Gráfica: Iara Sales Fotografia: Renata Pires Assessoria de comunicação: Silvinha Góes Realização: Grupo Peleja Incentivo: Funcultura Agradecimentos: Tainá Barreto, Carolina Laranjeira, Eduardo Albergaria, Alício Amaral, Juliana Pardo, Laura Tamiana, Valéria Vicente, Maria Acselrad, Odília Nunes, Joice Aglae Brondani e Ivanice da Silva.