Propostas de políticas públicas para a dança no RJ estão disponíveis online

Já está online o documento confeccionado pelo Movimento Dança Carioca com propostas para orientar futuras políticas públicas para a dança na cidade do Rio de Janeiro. Conforme o idança divulgou na reportagem Articulação política entra em cena, o objetivo é apresentar o texto ao novo Secretário municipal de Cultura, Emílio Kalil, nos próximos dias.

Antes, porém, o documento foi colocado à disposição na Internet para que todos os profissionais da dança tenham acesso, mesmo aqueles que não fazem parte do Movimento Dança Carioca.

O documento faz referência, entre outros assuntos, à extinção do Instituto Municipal de Arte e Cultura – RioArte, um dos grandes fomentadores do cenário da dança nos anos 90. Segue um trecho do texto: “Este panorama fértil, no entanto, é constantemente abalado pela descontinuidade das políticas públicas para a cultura, a exemplo do decreto que extinguiu o Instituto Municipal de Arte e Cultura – RioArte, em 2006, suspendendo uma série de iniciativas valorosas desse instituto na fertilização e multiplicação do panorama cultural carioca. A extinção do RioArte implicou um enorme retrocesso na política pública municipal e selou um processo de esvaziamento quase completo das ações que fizeram da Prefeitura do Rio, até então, uma referência pioneira no Brasil”

Clique aqui para ler a íntegra da carta.

Leia também: Reunião extraordinária do Movimento Dança Carioca nesta quinta-feira

# Siga o idança no twitter.