REDE promove grande evento de dança em Portugal

No rastro do Dia Mundial da Dança, comemorado em 29 de abril, a REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea, de Portugal, promove a Festa da Dança, um amplo conjunto de iniciativas para difundir o processo criativo da dança.

Os interessados em mostrar seu trabalho podem se inscrever até 28 de março. A programação se estenderá de 29 de abril a 4 de maio em diferentes pontos de Lisboa. As apresentações acontecerão nas sedes do Negócio/ZDB, da Bomba Suicida do Ateliê Real e do Alkantara, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, o Terreiro do Paço e LX Factory.

No Ateliê Real, o público poderá entrar em contato com os projetos que se encontram ainda em fase embrionária. Os artistas falarão de suas idéias e suas intenções de formato para o futuro espetáculo. O espaço da Bomba Suicida receberá os projetos em fase inicial, onde os materiais (textos, objetovs, imagens) ainda se encontram descontextualizados. Os trabalho já em fase de experimentação terão espaço na sede do Negócio/ZBD e o  espaço do Alkantara servirá de palco para os artistas que queiram experimentar novas relações com o público.

Além das encenações propriamente ditas, a Festa da Dança promoverá iniciativas como a remontagem de peças relevantes do repertório português contemporâneo; a filmagem de um documentário sobre o cenário da dança contemporânea atual em Portugal; e debates.

O lançamento da programação completa será na LX Factory, com apresentação de um filme-ambiente feito a partir do espólio do centro de documentação do Fórum Dança (associação cultural criada nos anos 90 para pensar a dança) e homenagem ao professor Gil Mendo.

As inscrições devem conter a ficha de inscrição preenchida, fichas técnica e artística do trabalho, sinopse e regulamento assinado. Quem tiver interesse em participar, pode entrar em contato com a REDE (Rua Poço dos Negros 55, 1200-336, Lisboa) no telefone: 35 1 21 39 09 256 ou pelo e-mail: festadadanca@gmail.com