Rio Occupation London / Foto: Divulgação

Rio Occupation London

Acontece no próximo domingo, 08 de julho, a abertura oficial do projeto Rio Occupation London, às 15h, no Battersea Arts Centre – BAC. A iniciativa leva trinta artistas brasileiros, dos mais variados estilos, para passarem um mês em residência na cidade olímpica de Londres. Esta ação faz parte do London 2012 Festival, festival que leva cultura de todos os gêneros para a cidade, antes e durante as olimpíadas. Na abertura, Calling Card, os artistas farão uma breve apresentação individual. Depois de um mês de intensa atividade e troca artística, com performances diversas por todos os cantos da cidade, o Rio Occupation London termina com o, Festival Final, evento que acontecerá de, 01 a 03 de agosto, no V22 Summer Club, com apresentações de todos os trabalhos construídos e criados em Londres, durante a ocupação artística.

Este projeto é uma concepção da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro – SEC, com produção executiva da organização artística People’s Palace Projects em parceria com o Battersea Arts Centre e o V22 Summer Club. A seleção do grupo de artistas ficou a cargo de Christiane Jatahy e Gringo Cardia  que contaram com a consultoria de profissionais de diferentes áreas: Batman Zavareze, designer gráfico e curador do projeto Multiplicidade; Cesar Augusto, ator, diretor e fundador do Tempo Festival; Marcio Botner, artista plástico e fundador da galeria A Gentil Carioca; Nayse López, jornalista e diretora do Festival Panorama; e Pedro Seiler, produtor musical, fundador do site de crowdfunding Queremos. Os artistas foram selecionados de forma a compor um panorama da nova produção arística do Rio de Janeiro, participarão desta residência cantores, compositores, atores, cineastas, fotógrafos, arquitetos, dentre os artistas visuais, bailarinos e performers estão: Robson Rozza e Eric Fully, Marcela Levi, João Penoni, Gustavo Ciríaco e Bernardo Stumpf. Cada artista terá uma instituição anfitriã e um artista colaborador londrino.

Este projeto abre as conversas e trocas culturais entre a atual e futura sede das olimpíadas. As obras criadas nesta residência serão lançadas no Rio de Janeiro em um festival previsto para acontecer em, abril de 2013.

#Siga o idança no twitter.