Roland Petit / Foto divulgação

Roland Petit morre aos 87 anos

O coreógrafo francês Roland Petit morreu no domingo (10/07), aos 87 anos, em Genebra. Petit era um dos grandes nomes da dança europeia do século XX e estava com leucemia.

Ele nasceu em Villemomble (França), em 1924, e logo entrou na escola do Ballet da Ópera de Paris. Ele entrou para o corpo de baile do Ballet aos 16 anos e seguiu trabalhando durante 70 anos. Ao longo da carreira, colaborou com artistas como Pablo Picasso, Georges Simenon, Orson Welles, Rudolf Nureeyev, Margot Fonteyn e Mikhail Baryshnikov. Criou mais de 100 obras, entre elas Le Jeune Homme et la Mort (1946) e Carmen (1949). Em suas criações, Petit sempre buscou um equilíbrio entre o vocabulário tradicional do balé e a modernidade na abordagem de alguns temas. Ele também foi responsável pela criação do Ballet de Marseille, onde ficou por mais de 20 anos, e teve passagens pelo Scala de Milão e Ópera de Berlim.

Sua companheira na vida e na arte foi a bailarina Zizi Jeanmarie, que conheceu aos nove anos na escola do Ballet da Ópera de Paris. Ela foi sua grande musa, tendo dançado e inspirado grande parte de suas coreografias.

Segundo comunicado da direção do Ballet da Ópera de Paris, “desaparece, sem dúvida, um dos artistas da dança mais importantes do século XX”.

Leia também: Balé da Ópera de Paris ganha a tela do cinema

# Siga o idança no twitter