Segunda reunião de dança será na segunda-feira

Cerca de 60 profissionais que trabalham com a dança no Rio de Janeiro compareceram ao Centro Coreográfico na noite de quarta-feira (23/09) para discutir os rumos do setor no município. O encontro mostrou a necessidade de uma segunda reunião, que será realizada na próxima segunda-feira (28/09), a partir das 19h, no mesmo local.

Estas reuniões são uma preparação para a I Conferência Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, marcada para outubro, quando serão discutidos alguns temas relacionados à reapropriação dos cariocas com o espaço público. Entre os temas sugeridos estão: produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; desenvolvimento sustentável; economia criativa e gestão e inconstitucionalidade da cultura.

A ideia é que, no próximo encontro, as discussões sejam retomadas a partir dos tópicos propostos pelo Plano Nacional de Dança (PND), que ficará disponível para consulta pública no site do Ministério da Cultura em breve – clique aqui para ler a versão provisória do documento.

“A partir do Plano podemos focar no ‘nosso quintal’”, diz Carmen Luz, diretora do Centro Coreográfico e responsável pela mobilização. “A categoria já mostrou que tem potencial para se mobilizar, já provou que consegue, mas ainda é pouco para quantos somos”. Para Carmen, neste momento de decisões políticas, é importante reunir os vários estilos em torno de propostas que vão atingir a dança como um todo. “É importante entendermos que a dança é muito diversa, isso não é ficção. Dos anos 90 pra cá a dança contemporânea ganhou muita força, mas não somos únicos”, avalia a coreógrafa.

Tomando como ponto de partida as diretrizes propostas pelo PND, quem estiver presente na reunião se dividirá em grupos para discutir temas importantes para a cidade, levando em conta as especificidades locais. Carmen também ressalta a importância da presença de representantes da dança nas outras pré-conferências agendadas. “Quanto mais representantes tivermos nas outras reuniões, mais delegados podemos conquistar na Conferência Municipal, em outubro. Temos que nos espalhar, aí poderemos levar nossas propostas com mais tranquilidade”.

A reunião de segunda-feira está marcada para às 19h. O Centro Coreográfico fica na Rua José Higino 115. Telefone: (21) 2268-7139.