Sem o que você não pode viver? / Foto: João Penoni

Sem o que você não pode viver?

De hoje, 13 de julho, até, 16 de julho, a intérprete-criadora Ivana Menna Barreto apresenta o solo Sem o que você não pode viver?, no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana, depois nos dias, 27, 28 e 29 de julho no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. O processo criativo teve início em 2011, quando a criadora entrevistou quarenta e cinco pessoas iniciando o quetionário com a pergunta que intitula o trabalho que conseguentemente acarretou outras perguntas como: Qual a coisa mais importante do seu dia?; Como você dança?; Como você toma banho?; Como você se despiu ontem à noite?; Como se vestiu hoje de manhã?. A pesquisa foi desenvolvida em diversos lugares do mundo, diante as respostas Ivana desenvolveu o solo, onde, cada movimento apresenta um testemunho particular a partir da memória do outro, isto é, a partir de movimentos, imagens, textos ou declarações deixados por alguém.

Durante as apresentações, a bailarina receberá artistas convidados para intervirem na coreografia, o coreógrafo, André Masseno, o fotógrafo, José Penido e a bailarina, Cláudia Müller. Além das apresentações na Tijuca e em Copacabana, o espetáculo será apresentado na Lona Cultural da Maré, no 20 de julho, no Centro de Artes da Maré, no dia 21 de julho, e na Lona Cultural de Bangu, no dia, 25 de julho.

O projeto foi contemplado pelo FADA 2011 e patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

O Teatro Gláucio Gill fica na praça Arcoverde, s/n, Copacabana. Telefone: (21) 2547 7003.  O Centro Coreográfico da Cidade Rio de Janeiro fica na rua José Higino, 115, Tijuca, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3238 0357.