Solos de Dança 2008: experiência e criatividade

A partir de oito criações apresentar alguns possíveis caminhos para a dança contemporânea carioca. Este é o objetivo do Solos de Dança, que inicia sua 9ª edição dia 6 de março no Espaço Sesc, em Copacabana. (Clique aqui para ler sobre a segunda etapa da mostra.)

Até dia 16 de março o público poderá assistir a encontros entre coreógrafos e bailarinos com perfis criativos bem definidos. Diferente de 2007 – em que os trabalhos foram baseados em um poema da escritora curitibana Alice Ruiz -, em 2008 os artistas tiveram total liberdade para criar os solos. “Em cada edição tentamos desenvolver um olhar diferente, procurando sempre parcerias inéditas. Esse ano convidamos profissionais com experiência, todos já possuem um pensamento artístico”, explica a coordenadora do evento, Bia Radunsky.

A primeira semana – de 6 a 9 de março – traz Frederico Paredes e Toni Rodrigues com Baldio, Helder Vasconcelos e Armando Menicacci com Por Si Só, Márcia Rubin com Quase Como se Fosse Amor e Paula Nestorov com Dança. Todos os solos têm cerca de 15 minutos.

Baldio marca a parceria inédita de Frederico e Toni. Amigos de longa data, eles nunca tinham trabalhado juntos. O solo trata do movimento inspirado pelo espaço externo. “Gosto da idéia das parcerias, é uma boa oportunidade de troca de experiências. Quando aceitei o convite, pensei logo no Toni por nossos trabalhos serem diferentes. Estou feliz em transitar num terreno menos conhecido para mim”, explica Frederico.

Márcia Rubin aproveitou o solo Daqui pra Frente, de 2006, para criar Quase Como se Fosse Amor. “É um desdobramento do meu trabalho anterior. No solo, falo da experiência comum ao ser humano que é o amor”, diz Márcia. “O Solos de Dança é importante por colocar as pessoas em diálogo. Não só cada bailarino com seu coreógrafo, mas também todos os bailarinos e coreógrafos que estão participando”, avalia.

Por Si Só também nasceu de um trabalho anterior de seu intérprete, o pernambucano Helder Vasconcelos. Trata-se de uma mistura de elementos pessoais que compõem a sua dança. A inspiração vem de três fases da sua vida: os primeiros impulsos, sua adolescência e o encontro com as tradições do cavalo-marinho e do maracatu rural (ritmos tradicionais da Zona da Mata de Pernambuco).

Paula Nestorov completa o time a se apresentar na primeira semana com o solo Dança, em que ela propõe um trabalho para ser dançado em qualquer lugar, a qualquer momento e por qualquer pessoa.

Espaço Sesc fica na Rua Domingo Ferreira 160, Copacabana. Os espetáculos são apresentados de quinta-feira a sábado, às 21h, e domingo, às 19h30. Informações: (21) 2547-0156.

Veja toda a programação abaixo:

De 6 a 9 de março
Frederico Paredes X Toni Rodrigues – Baldio
Helder Vasconcelos X Armando Menicacci – Por Si Só
Marcia Rubin X Marcia Rubin – Quase Como Se Fosse Amor
Paula Nestorov X Paula Nestorov – Dança

De 13 a 16 de março
Ana Botafogo X Ana Vitória – La Mariée
Dani Lima X Dani Lima e Micheline Torres – Ela e Mais Alguma Coisa
Lavínia Bizzotto X Juliana Moraes – Na Dobra do Tempo
Thiago Granato X Cristian Duarte – Plano B