Staccato comemora 15 anos com temporada no Rio

Depois de quatro anos de ausência, a Staccato Dança Contemporânea volta a se apresentar no Rio de Janeiro. O retorno aos palcos cariocas acontece em meio a uma feliz coincidência: a companhia está comemorando 15 anos em 2008.

Ao contrário do que faz a maioria dos grupos quando comemoram uma data marcante, a Staccato fará a estréia de um espetáculo sim, mas não se trata de um trabalho comemorativo, faz questão de frisar o coreógrafo Paulo Caldas. “Não estamos resgatando elementos do percurso da companhia, não estamos celebrando. Pelo contrário, ele quebra com muito do que trabalhamos há anos”, explica. O trabalho em questão é Quinteto, que fica até 31 de agosto no Espaço Sesc, em Copacabana. Na verdade, o ‘presente de aniversário’ ficará por conta do lançamento do novo site da companhia, no ar a partir de sexta-feira (8/08), com sua trajetória, fotos e vídeos.

Quinteto explora o minimalismo dos movimentos, os pequenos gestos, sem influências de elementos externos como o cinema ou as artes plásticas. Tudo em cena é voltado para o movimento, puro e simples. “Depois do Filme (2007), que teve um trabalho cenográfico muito pesado, eu queria algo num formato pequeno, mais leve. O cenário, o figurino, tudo é simples, e até o nome Quinteto foi pensado nesse sentido”, lembra Caldas.

Os 15 anos da Staccato têm um sabor especial para o coreógrafo, já que ele é o único remanescente da formação original, quando ele e Maria Alice Poppe fundaram a companhia, em 1993. “A ficha técnica é absolutamente nova. Quatro bailarinos estão comigo desde 2004, mas o resto da equipe é toda nova. Se pensarmos no início de tudo, nada restou senão eu!”, diverte-se. Hoje, a companhia é formada por Carolina Wiehoff, João Paulo Gross, Natasha Mesquita, Paula Maracajá e Toni Rodrigues.

A ausência dos palcos cariocas não foi nada pensado, apenas aconteceu, já que nesses 15 anos a companhia não se separou em nenhum período. Mesmo sem patrocínio ou agenda a cumprir, o trabalho continuou diariamente. Para o coreógrafo, esse processo tem a ver com a pesquisa corporal que ele realiza, e que necessita de tempo para gerar frutos. “Eu desenvolvo um projeto artístico muito específico. Gosto de propor pesquisas corporais aos bailarinos, mas a produção dos movimentos cabe a todos. É um trabalho criativo intenso”, admite.

A temporada que começa nesta quinta-feira (07/08) é o resultado do programa de residência do Espaço Sesc que, durante um ano, cedeu uma sala de ensaios e patrocínio para a criação de Quinteto (as companhias de João Saldanha e Renato Vieira também participaram do programa). “Fiquei longe do Rio por tanto tempo por uma decisão pessoal mas também porque não se apóia mais a dança como nos anos 90, precisamos de políticas públicas. Eu não tinha como apresentar um espetáculo com a estrutura do Filme no Rio, por exemplo. Só estivemos aqui na abertura do Panorama”, afirma Caldas.

O Espaço Sesc fica na Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana. Telefone: (21) 2547-0156. A temporada de Quinteto vai até 31 de agosto. Quinta-feira e domingo, às 20h; sexta-feira e sábado, às 21h30. Abaixo, assista ao teaser do espetáculo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hqDoYlycfLw[/youtube]