Interior do Teatro de Dança / Foto divulgação

Teatro de Dança encerra suas atividades

O Teatro Itália/Teatro de Dança, que atualmente abriga o Programa Teatro de Dança, da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, fechará suas portas no fim de maio. O espaço é alugado pela Secretaria e o contrato não será renovado por conta de problemas estruturais na sala.

Segundo a Secretaria de Estado de Cultura, o Programa Teatro de Dança deverá ser transferido para a Sala Pascoal Carlos Magno, no Teatro Sérgio Cardoso (imóvel que pertence ao Estado). A sala está atualmente em reforma, mas a previsão é que ela reabra em julho para retomar a programação de dança em agosto. “O Teatro Itália tem muitos problemas estruturais, problemas de palco… Por isso, optamos por não renovar o contrato. Vamos entregar uma sala toda restaurada, estamos otimistas que artistas e público ficarão mais satisfeitos”, esclarece o Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria, André Sturm.

A notícia, no entanto, não foi bem recebida pela classe de dança e um manifesto contra o fechamento do Teatro Itália está circulando na rede. O manifesto acusa a decisão de autoritária por parte do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do secretário de Cultura, Andrea Matarazzo. A classe artística alerta para o legado artístico e importância histórica do teatro. O texto na íntegra do manifesto está disponível aqui.

Comunicado da existência do manifesto pelo idança, Sturm não concorda com os argumentos apresentados pelo grupo: “O Teatro Itália sempre foi um teatro privado voltado para teatro, ele não é caracterizado como um espaço da dança na cidade. A programação de dança lá começou há cinco anos, data do contrato de aluguel. Estive em um evento de dança há algumas semanas e ouvi muitas críticas sobre ele. Os espaços citados como de dança foram a Galeria Olido e o Centro Cultural São Paulo”, diz.

Antes de fechar para reforma, a sala Pascoal Carlos Magno vinha recebendo uma programação de teatro experimental. A ideia é que ela conviva com o programa Teatro de Dança, mas transformando a sala num espaço prioritariamente de dança.

Já no Teatro de Dança, a Cia. Maurício de Oliveira e Siameses fica em cartaz até domingo (29/05) com o espetáculo Objetos gritantes, dentro da 6ª edição do projeto Artista da Casa (leia mais aqui).

# Siga o idança no twitter.