Teatro de Dança festeja dois anos com programação especial

Setembro será um mês de festa no Teatro de Dança (TD), em São Paulo. O teatro está comemorando dois anos de atividades e, como conseqüência, também festeja o aumento do público de dança em três vezes desde 2006.

A festa de aniversário reunirá artistas em minitemporadas até o fim do mês, começando nesta sexta-feira (5/09) com 3 em 1, de Lara Pinheiro. No trabalho, a bailarina deixa seu corpo à disposição para servir de base para a criação de três outros artistas: a artista plástica Lenora de Barros, o fotógrafo Amílcar Parker e o videomaker Rute Slinger.

Nas mesmas noites de 3 em 1, o público poderá assistir ao solo Culturacuracu, de Celia Gouvêa. O espetáculo propõe uma reflexão sobre a cultura literária a partir do texto de Antonin Artaud, escrito após período de convivência do autor com índios mexicanos da tribo Tarahumaras. A dobradinha fica em cartaz até domingo (7/09).

Entre 12 e 21 de setembro, Susana Yamauchi reestréia WabiSabi (foto). O solo foi desenvolvido ao longo de 12 anos e estreou em maio de 2008 dentro da 2ª edição do programa Artista da Casa.

Encerrando o mês, a Borelli Cia. de Dança apresenta um espetáculo do repertório do projeto Cantos Malditos, em que a companhia remonta criações inspiradas em autores, personalidades ou temas considerados ‘malditas’ pela História. De 25 a 28 de setembro, o grupo apresenta Jardim de Tântalo, que trata da insanidade mental.

Além das apresentações, no dia 30 de setembro, o TD lança o Programa Casa Aberta, que será composto de encontros para discutir a formação e investigação de dança através de aulas abertas, simpósios, debates, ensaios e abertos e outras iniciativas. A coordenação do projeto é de Uxa Xavier.

O TD fica na Avenida Ipiranga 344, subsolo. Telefone: (11) 2189-2557.