Teatro gestual da Dos a Deux faz workshop e se apresenta no Ceará
Nas civilizações orientais, não existe separação entre dança e teatro. Nas artes asiáticas, fala-se, sobretudo, de Total arts ou teatro integral.
Saudade em Terras D’água, de Artur Ribeiro e André Curti, da companhia franco-brasileira Dos a Deux, parece abrir caminho para esta arte total, que associa, sem distinção, escritura coreográfica e escritura teatral, narrando uma história por meio do gesto coreografado. Os espetáculos são arbitrariamente designados pela expressão "teatro gestual", no sentido que eles não se referem a um texto escrito e enunciado – mas, em sua estreita relação entre teatro e dança, fazem evoluir as personagens, no espaço cenográfico, segundo uma dramaturgia e uma gestualidade escritas.
Artur Ribeiro e André Curti procuram, em sua pesquisa, superar os limites da teatralidade na arte da dança. O gesto das personagens funciona como veículo para as emoções e os sentimentos, contribuindo para a dramaturgia. Não se trata de uma encenação de estados do corpo, mas sim dos próprios corpos das personagens.
Saudade em Terras D’água, que recebeu o Prêmio de Melhor Espetáculo no Festival off D’Avignon na França, encerra temporada no Brasil no Teatro São João (88 3611-2712), na cidade de Sobral – CE. A apresentação única será no dia 26 de setembro.
A Cia Dos a Deux realizará um workshop para atores locais no dia 25 de setembro, das 18h às 22h. As inscrições estão sendo feitas na Casa da Cultura.