Teatro Zabriskie recebe espetáculo inspirado na cultura ‘cerratense’

A Caçada da Rainha, juntamente com outros festejos de folias e a exuberância natural do Cerrado, foram as inspirações para o espetáculo Caçada – como raízes em busca d’água, resultado da pesquisa em música e artes corporais intitulada Paisagens Corporais, realizada pelos autores-intérpretes Erica Bearlz e Rodrigo Cruz e o grupo musical Sertão. Contemplada com a Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Goiânia, o espetáculo fica em cartaz dias 28 de março, 5 e 26 de abril, no Teatro Zabriskie, em Goiânia.

Iniciada em 2010 e estreada em 2013, a pesquisa de campo percorreu as cidades de Colinas do Sul e Cavalcante, na região da Chapada dos Veadeiros, interior de Goiás, para vivenciar as paisagens do Cerrado e as manifestações populares da cultura brasileira e ‘cerratense’ – termo cunhado por Paulo Bertran para descrever o homem e a mulher cerratense, do Cerrado Brasileiro. Mais do que um espetáculo, Caçada – como raízes em busca d’água instaura a busca de Érica e Rodrigo por uma linguagem artística autoral, que está sendo construída usando o corpo como elemento de partida, a cultura popular como fonte e a dança contemporânea como meio de expressão.

“A cena cria metáforas a partir de ideias simples, como a rosa, o crochê, o rosário, a figura do boi, da cigarra, do mateiro, desenvolvidos bem próximos ao público. Uma trama-trança é criada.”, explica a bailarina e diretora do projeto, Erica Bearlz. A plateia é convidada a assistir de perto, percebendo olhares, sensações, respirações, cheiros, sons e suores, dentro de uma atmosfera que remete o das folias mais tradicionais, onde reza e festejo se misturam; dança e música formam um ambiente no qual se compartilha conversas, lembranças, histórias e experiências.

Foto: © Layza Vasconcelos

Serviço:

“Caçada – como raízes em busca d’água”, Temporada 2014 no Teatro Zabriskie

Datas: 29 de março, 5 e 26 de abril
Hora: 20h
Local: Teatro Zabriskie – Alameda Antônio Martins Borges, Qd. 89, Lt.26, Setor Pedro Ludovico, Goiânia
(62) 3093-5542
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Contatos para entrevistas e mais informações:
Rodrigo Cruz – (62) 9100.0290
Lu Celestino – (62) 8235.1538

Ficha técnica:

Direção geral: Erica Bearlz Encenação: Renata Lima Intérpretes: Erica Bearlz, Rodrigo Cruz, Jeferson Leite e Sertão (Olavo Telles, Luís Clímaco, Edilson Morais) Pesquisa musical: Sertão Pesquisa corporal: Erica Bearlz, Rodrigo Cruz Laboratórios corporais: Renata Lima e Maria Fernanda Miranda Preparação vocal: Vinícius Bolívar Preparação corporal (Kung Fu – Wushu): Sifu Francisco Antônio do Carmo Figurino: Cris Alves Exposição Fotográfica: Layza Vasconcelos e Gabriel Lotufo Concepção de Luz: Adriane Reis Audiovisual: Anna Behatriz Azevêdo Iluminotécnica: Júlio Rodrigues Produção Geral: Rodrigo Cruz Assessoria de Imprensa: Lu Celestino