Temporada de festivais internacionais está aberta

Os meses de outubro e novembro já são conhecidos pela quantidade de festivais espalhados pelo país. Com o fim da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par em Par, do FID – Fórum Internacional de Dança (Belo Horizonte) e do Festival Internacional de Dança do Recife – todos integrantes do Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança -, começam nos próximos dias o Panorama de Dança, no Rio de Janeiro, e o Festival Contemporâneo de Dança, em São Paulo.

A abertura do Panorama é nesta quinta-feira (30/10), às 19h30, com o espetáculo Umwelt (clique aqui para assistir a um trecho do espetáculo), da Cie. Maguy Marin. Com cerca de 35 espetáculos de mais de 30 companhias, o festival também oferece uma programação de oficinas, residências e aulas abertas. A edição 2008 do Panorama traz pelo menos duas novidades: o Panoraminha – a programação destinada ao público infantil – e o Seminário Economia da Dança, que discutirá pontos relevantes da produção de dança no Brasil. Para saber como se inscrever nas oficinas e no seminário, clique aqui. O festival vai até 9 de novembro, em vários espaços da cidade.

No primeiro fim de semana, apresentam-se no Panorama: Bruno Beltrão e o Grupo de Rua de Niterói com H3, espetáculo inédito no Rio; os baianos do Dimenti com o infantil Chuá (foto); e os cariocas Esther Weitzman Cia. de Dança com Por minha parte; Cia. Dani Lima com Manual de Instruções; e Sonia Destri e a Cia. Urbana de Dança com Suíte Funk. A programação completa está no site do festival.

Com o objetivo de se estabelecer como mais um espaço de encontro de artistas nacionais e internacionais e pesquisadores de dança, será realizado em São Paulo, entre 12 e 16 de novembro, o Festival Contemporâneo de Dança. Com direção de Adriana Grechi, Marcelo Evelin e Amaury Cacciacarro Filho, o festival reúne trabalhos de Cristina Blanco (Espanha), Thomas Lehmen (Alemanha), Josie Cáceres (Uruguai) & Federica Folco (Equador), Daniel Almgren (Holanda), além de criadores paulistas. Os debates abertos têm coordenação de Fabiana Dultra Britto. Toda a programação acontece na Galeria Olido (Avenida São João 473, Centro. Tel.: 11 3397-0171), com entrada franca.