TOKYOGAQUI: homenagem à cultura japonesa

Em comemoração aos 100 anos de imigração japonesa no Brasil, o SESC Avenida Paulista, no coração de São Paulo, abriga desde o dia 15 de março o projeto TOKYOGAQUI, um encontro de elementos das culturas tradicional e contemporânea japonesas. A programação vai até 4 de maio.

O nome do projeto é uma brincadeira com as imagens de Tókio e São Paulo. Ga significa imagem em japonês. TOKYOGAQUI, então, é uma imagem de Tóquio aqui no Brasil, mais precisamente na capital paulista. O objetivo central da mostra é refletir o aspecto pop e contemporâneo da cultura japonesa.

Os principais destaques do TOKYOGAQUI são as homenagens aos 101 anos de Kazuo Ohno e ao coreógrafo Takao Kusuno, introdutor do butô – uma combinação de dança e teatro nascida no Japão no período pós-guerra – no Brasil. Na cobertura do prédio do SESC está instalado um Bia Garden, os famosos espaços do happy hour japonês.

Dias 20 e 21 de março, às 20h, a dupla Eiko & Koma, de Nova York, se apresenta no Espaço Nono Andar. Eles são atualmente os principais representantes do butô nos EUA. A dupla também participa de debate dia 22, às 17h, sobre o tema Arquitetando idéias 3 – fora do Japão e dos palcos, com mediação de Christine Greiner.

A programação do fim de semana traz ainda a performance O Japão está aqui?, com Letícia Sekito, nos dias 22 e 23, às 19h. Criado especialmente para a ocasião, este é o terceiro trabalho da bailarina, que pesquisa sobre a construção da imagem do Japão no Brasil. A apresentação acontece no Espaço Quinto Andar e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento.

Consulte aqui a programação completa do TOKYOGAQUI. O SESC fica na Avenida Paulista 119. Telefone: (11) 3179-3700.