Gallus sapiens / Foto divulgação

Traços da performance brasileira

A partir desta terça-feira (22/03), o MAM-RJ abre suas portas (e também os jardins, pilotis e o que mais for necessário…) a performers de todo o Brasil durante o Festival Performance Arte Brasil. Com curadoria-geral de Daniela Labra, o eventro promoverá o encontro de cerca de 50 artistas de todo o Brasil com ações ao vivo, videoinstalações, palestras e filmes.

Para ajudar a compor uma programação representativa da produção artística em todo o território nacional, seis curadores foram convidados a montar mini-programações: Daniela Mattos (RJ), Orlando Maneschy (PA), Beth da Matta (PE), Bia Medeiros (DF), Regina Melim (SC) e Paulo Reis (PR). Diariamente o festival terá uma mescla de ações ao vivo, vídeos e conversas.

A programação começa nesta terça-feira com a mostra de vídeos PERFORMATI(VÍDEO)DADE, às 14h. Às 16h, haverá a abertura oficial com o tema Performance, experimentalismos históricos e arte contemporânea no MAM, com Luiz Camillo Osorio, Fernando Cocchiarale e mediação de Daniela Labra. A partir das 18h, três performances: Reprodução proibida (Ana Montenegro/SP), Abibliotecadostripper: olivrodefundo (G. Orthof e Cecília Aprigliano/DF) e Symbebeko (Juliana Notari/PE).

O público carioca terá a chance de conhecer um pouco mais do que vem sendo feito fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo no programa Encontro com os curadores, que será dividido em dois dias, com a participação de todos os curadores falando sobre o tema Curadoria e realização de performance no Brasil. Orlando Maneschy, Bia Medeiros e Beth da Matta iniciam a conversa na quarta-feira (23/03), às 16h. A discussão continua na quinta-feira (24/03), também às 16h, com Paulo Reis, Regina Melim e Daniela Mattos.

O MAM-RJ fica na Avenida Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo. Telefone: (21) 2240-4944. A programação completa está disponível aqui. A entrada é gratuita.

A foto é da performance Gallus Sapiens, de Victor de la Rocque (PA), que será mostrada na quarta-feira, às 14h30.

# Siga o idança no twitter.