Trilogia completa para coroar percurso

Quem retweetar esta notícia no www.twitter.com/deu_no_idanca concorrerá a um par de convites. Entre lá e veja como. Participe da promoção!

A artista carioca Helena Vieira faz 40 anos em 2010. Para marcar a data, vai realizar o sonho de levar um importante recorte de sua trajetória artística ao palco do Espaço Cultural Sérgio Porto, no Rio de Janeiro. Este momento da carreira, na verdade são três: a Trilogia de Gênero, iniciada em 2003. “Trabalho sempre com reflexão do momento. Foi uma alegria grande ver que essa rebeldia com algumas questões fez parte da minha trajetória. Agora olho tudo de fora e acho que interpreto melhor”, avalia Helena, que não imaginava que os trabalhos se tornariam uma trilogia, apesar de entender que eles possuíam um fio condutor em comum.

A trilogia é composta por À Simone da bela visão (2005), Maria José (2007) e Carmen (2009). Nos três trabalhos, Helena questionou aspectos ligados ao gênero, sempre explorando muito seu próprio corpo. Na primeira ‘etapa’ da trilogia, ela cria um espetáculo de revolta com o corpo feminino, a partir do incômodo gerado por certos padrões de beleza. A performance foi resultado de uma pesquisa de revolta e gênero que Helena realizou para seu mestrado. Em 2007 veio Maria José, onde ela abandonou a pesquisa a partir de padrões de beleza e se voltou para o caminho da androginia. Já Carmen, a terceira parte da trilogia, volta a tocar em temas totalmente femininos. Como diz Helena, é uma “explosão de feminilidade”, homenageando a figura de Carmen Miranda.

À Simone da bela visão / Foto: Raquel Dias

À Simone da bela visão / Foto: Raquel Dias

Para levá-los ao palco juntos, Helena revisitou os dois primeiros trabalhos – já adormecidos – se fixando em alguns pontos específicos. Depois ensaiou Carmen, mais fresco no corpo e na memória. Se de um lado está a importância de levar ao público uma trilogia completa, de outro está o desafio de interpretar três solos em uma única noite. “É muito desgastante, cansativo. Mas Carmen acabou abastecido pelos dois anteriores. Vai dar uma ideia do meu percurso, é um sonho se realizando”, comemora.

Carmen / Foto: Raquel Dias

Carmen / Foto: Raquel Dias

A Trilogia de Gênero fica em cartaz de sexta-feira a domingo (5, 6 e 7/02). Sexta-feira e sábado, às 21h, domingo, às 20h. O Espaço Cultural Sérgio Porto fica na Rua Humaitá 163, Humaitá. Telefone: (21) 2266-0896.

Leia também: Trilogia de Helena Vieira retoma temporada