Panorama 2008 – Um gesto que seja nosso | Panorama 2008 – A gesture that is ours

No Rio de Janeiro a convite do Panorama de Dança, o colunista do idança Tiago Bartolomeu Costa vai manter os nossos leitores informados sobre o que anda rolando no festival. Em seu primeiro texto, ele faz uma crítica do espetáculo Umwelt, da Cie. Maguy Marin, apresentado na noite de abertura. Criada em 2005, a peça da coreógrafa francesa Maguy Marin abriu a 17ª edição do Festival Panorama de Dança, elevando o nível de exigência e promovendo uma deslocação do gesto quotidiano do palco para a plateia.

Umwelt não se perde em discussões retóricas sobre a falibilidade dramatúrgica dos gestos quotidianos. A formalidade da sua estrutura deve pouco à arbitrariedade do dia-a-dia, mesmo que todas as acções nos sejam familiares.

A coreografia obedece a uma outra lógica de representação de gestos do quotidiano, onde o palco não é um território de exposição (ou extensão) da realidade mas antes metaforiza sobre ela, encerrando em si mesmo todo um conjunto de acções que reconhecemos como próximas mas não obedecem a um território determinado. Assim, nas várias e brevíssimas acções que os nove intérpretes desempenham, Umwelt (que significa ambiente) constrói uma dramaturgia que parecendo encerrada numa sequenciação inusitada de gestos, faz como que assistamos não à duplicação de gestos reconhecíveis, mas à criação de um território ficcional que gere, com sábia perícia, a relação entre a duração da performance e o tempo nela descrito.

Há uma tal gravidade nestes movimentos (acentuada pelas interrupções que vão sendo provocadas pelos bailarinos que se chegam à frente da estrutura de placas de acrílico espelhado e fitam o público) e uma tal consciência da sua efemeridade, que cada sequência ganha uma identidade própria que resgata esses movimentos da massa colectiva anónima. Dessa forma, o único gesto quotidiano durante toda a coreografia é o de assistir aos gestos dos outros em palco. Precisamente porque é o único que não é premeditado.

E é nesse vai-e-vem dramatúrgico que Maguy Marin desenha, num nivelamento coreográfico constante, acções tão díspares como beber água ou lançar um balde de restos de tijolos para o palco, mudar de roupa, comer fruta, pão ou cenouras, carregar pedaços de carne ou embalar bebés. Este universo circular e contínuo sugere um desprendimento, da parte dos bailarinos, das suas acções (no facto de nunca sabermos a consequência dos seus actos porque o que nos é apresentado é de brevíssima duração), ao mesmo tempo que se permite a uma liberdade rara que joga com o tempo, não só o tempo performático mas também o tempo real.

Quando vemos soldados exauridos a beberem água, ou homens a comerem migalhas de pão deixadas por outros, mulheres a serem perseguidas ou exibicionistas, pessoas a comportarem-se como animais esfomeados rasgando a pele de cães, coelhos e galos, podemos compreender que a Maguy Marin não interessa simplesmente contrapor bonomia e ultraje.

À violência destes gestos, ao sublinhar de evidentes desequilíbrios, à sua consciente amoralidade e à exposição cumulativa de acções banais, acresce um muito humilde mas nem por isso descomprometido desejo de desenhar um mapa do mundo, tão próximo e reconhecível quanto distante e abstracto, onde os corpos dos intérpretes ganham peso e consistência consoante as linhas que nós próprios vamos tecendo de acordo com o que melhor responder às nossas preocupações e interesses momentâneos.

Tiago Bartolomeu Costa viajou a convite do Panorama de Dança

Um excerto de Umwelt pode ser visto no  canal do festival no you tube

In Rio de Janeiro as a guest of Panorama de Dança, idança columnist Tiago Bartolomeu Costa will keep our readers informed about all that is happening in the festival. In his first article, he writes a critique of Umwelt, by Cie. Maguy Marin, presented in the opening night of the festival. Created in 2005, the piece by French choreographer Maguy Marin opened the 17th edition of Festival Panorama de Dança, raising the standards and promoting the displacement of daily actions from the stage to the audience.

Umwelt does not lose itself in rhetoric debates about the dramaturgical fallibility of daily gestures. The formality of its structures owes very little to everyday arbitrariness, even if all the actions are familiar to us.
The choreography obeys to another representation logic of daily gestures, in which the stage is not an exposition (or extension) territory of reality, but rather metaphorizes about it, enclosing in itself a whole set of actions we recognize as close to us but do not obey a determined territory. Thus, in the varied and very brief actions the nine performers carry out, Umwelt (which means environment) builds a dramaturgy that seems to be closed in an unusual sequencing of gestures, making us watch not a duplication of recognizable gestures, but rather the creation of a fictional territory that manages, with wise dexterity, the relationship between the duration of the performance and the time described in it.

There is such graveness in those movements and such consciousness of their fleetingness (enhanced by the interruptions provoked by the dancers that come to the front of the mirrored acrylic plate structures and stare at the audience) that each sequence seems to gain an identity of their own, which rescues the movements from the anonymous collective mass. In this way, watching gestures of others on stage is the only everyday gesture during the whole choreography. Precisely because it’s the only gesture that is not premeditated.

It is in this dramaturgic coming-and-going that Maguy Marin draws, in a constant choreographic leveling, actions so unlike each other like drinking water and throwing a bucket with bricks remains onto the stage, changing clothes, eating fruit, carrying pieces of meat or rocking babies. This circular and continuous universe suggests a detachment, on the part of the dancers, of their actions (in the fact that we never know the consequence of their acts because what is presented lasts very briefly), at the same time a rare freedom that plays with time is allowed, not only the performance time, but also real time.

When we see exhausted soldiers drinking water, or men eating bread crumbs left by others, women being chased or exhibiting themselves, people behaving like animals tearing the skin of dogs, rabbits and roosters, we can understand that Maguy Marin is not interested in simply opposing kindness to outrage.

To the violence of those gestures, underlining evident unbalances, to the conscious amorality and to the cumulative exposition of trivial actions, she adds a very humble, but not an uncompromised desire to draw a map of the world, close and recognizable and at the same time distant and abstract, where the bodies of the dancers gain weight and substance consonant to the lines we weave ourselves according to what better answers our worries and momentary interests.

The author traveled as a guest of Panorama de Dança

An excerpt of Umwelt can be watched in the festival’s channel on youtube