Uma crise em Niterói | Crisis in Niterói

Preâmbulo

Se existe algum ofício que me dá prazer é o de fazer crítica de arte. É divertido, nos dá uma confusão danada na cabeça, e invariavelmente tenho a sensação de que estou devendo ao futuro. Dever ao futuro é chegar à conclusão de que, por mais moralista e chato que Sócrates tenha sido, o papai foi preciso em dizer que ele só sabia que nada sabia. O efeito ao escrever uma crítica é exatamente esse. Tem sempre um espaço enorme entre aquilo que disse e aquilo que imaginava ser importante dominar para escrever melhor. Mas de algum modo, dever ao futuro gera movimento. Dever ao futuro provoca um surto para buscar tapar o buraco daquilo que ficou faltando. Fazer crítica é uma atividade tapa-buraco. Fazer crítica nos move. Para onde eu não sei, mas move.

Já há algum tempo venho tentando criar uma forma mais sistemática na hora de ordenar o pensamento e escrever uma crítica. Para isso foi preciso criar um espaço na mochila para alocar o meu mais novo objeto de estimação: o Kit de Crítico. O Kit de Crítico é uma bolsinha marrom, feita com um pano bem molinho e é amarrado por uma corda também molinha e branca. O Kit de Crítico é um objeto pessoal que você escolhe o que colocar dentro. Ele serve como um balizador moral e principalmente um utensílio de lembrança. Por enquanto o meu Kit de Crítico vem com os seguintes itens: um filtro, um passaporte para todos pontos, o meu pai e a minha mãe. Numa outra ocasião explico melhor.

Como admirador do ofício, sempre permito que o kit seja um parceiro inseparável. O Kit na verdade não faz nada. A função dele é só a de ficar com você permanentemente para lembrá-lo que tem um compromisso muito sério, uma responsabilidade e um poder nas mãos muito grande. Não é a toa que sempre que olho para o Kit ele é categórico em dizer sem uma única palavra pronunciar: – “Calma. Pondera. Relativiza. Usa o passaporte. Cuidado. De onde está olhando? De onde acha que é importante olhar? Tem certeza?”

O Kit de Crítico, dez para as nove, em cima da mesa da sala

Mas preciso informar-lhes que algo inesperado aconteceu. Mês passado, sentado na platéia do Teatro Municipal da cidade, assistindo ao espetáculo da Companhia de Balé da Cidade de Niterói, me dei conta de que havia deixado o kit em casa!! E o resultado foi esse:

COLE PORTER: O SÿMBOLO DA CRISE

Companhia de Balé da Cidade de Niterói volta a cena depois de 4 anos sem produzir mostrando como a burocracia brasileira e uma administração pouco informada sobre dança ajudaram a desgastar uma companhia municipal.

A cena política da dança em Niterói pede socorro. Nas duas primeiras semanas de abril, o público niteroiense teve a oportunidade de ver ressurgir, depois de anos e anos de confusão administrativa, a Companhia de Balé da Cidade de Niterói, com “Uma noite com Cole Porter”, espetáculo coreografado por Rodrigo Negri e dirigido por Roberto Lima. Mas o que seria motivo de pura alegria (a reativação de uma companhia de dança municipal), tendo em vista o secular quadro desvalorização do artista e seu ofício na política brasileira em geral, a volta da Companhia de Balé da cidade nos força a refletir urgentemente o panorama da dança por aqui. E já era tempo.

A CBN existe desde 1992, quando um grupo de artistas liderados por Roberto Lima e pela bailarina Renata Vilaça, amiga do então prefeito Jorge Roberto Silveira, decidiram montar uma companhia pública de dança da cidade. Para isso apresentaram um projeto, o prefeito aprovou e em uma semana foi divulgado o concurso público para seleção dos profissionais. O concurso foi no Hotel Busky, contou a presença de vários convidados, entre eles a bailarina Ana Botafogo. Naquele dia, foram selecionados trinta bailarinos.

Depois de algum tempo funcionando, um problema com o diretor Roberto Lima trocou a diretoria toda e fez com que a bailarina ÿurea Hamerli assumisse o cargo. ÿurea entrou em 1994 e permaneceu até 2002. Mas, ainda na administração de ÿurea, alimentada por brigas internas, atritos dos bailarinos com Renata Vilaça e uma sucessão de frescuras inaceitáveis para quem, com dança, recebia um salário mensal, ensaiava numa sala única em nosso município e rara de se encontrar no Rio de Janeiro (os bailarinos reclamavam que o prédio de 4 andares onde ensaiavam não tinha elevador!), Niterói viu sua companhia oficial entrar numa crise que durou quatro anos. De 1999 até o ano passado, por questões políticas, trabalhistas e jurídicas os bailarinos da companhia não trabalharam. Mas receberam todos os meses sem atraso.

Em 2003, o secretário de Cultura da cidade, Marcos Gomes, resolveu reativar a companhia convidando o coreógrafo Roberto Lima para a empreitada. Para tanto, criaram um espetáculo que, se faz brotar alguma coisa, é a certeza de que ali, entre passos e produção exuberante, existe uma mistura de falta de intimidade enorme com o que se produz em dança atualmente e um jogo visível de adaptação a uma legislação em que o trabalhador é um rei intocável, independente de qualquer situação.

O espetáculo é construído a partir da idéia de que bom trabalho é aquele que é cúmplice da “desnutrição cultural” do povo brasileiro, e que tarefa da arte é cuidar dessa enfermidade reduzindo o discurso ao primário, ao facilmente digestivo. É uma atitude preocupante, pois ao invés de direcionar o problema a uma formação de base, que só se conquista a longo prazo, dá ao artista a tarefa de falar a mesma língua daquele que o entendimento da dança é um punhado de clichês e nada mais. Com esse pensamento, entende a democratização como uma espécie de esmola artística compensadora e condescendente. E nesse jogo, tanto o artista quanto o público perdem feio. Essa opção de um fazer dança que simplesmente entretêm e separa esse entretenimento do pensar deve ter o seu espaço. O problema é quando o espaço físico, o espaço no orçamento, o espaço na agenda, o espaço no tratamento só abraça um tipo de iniciativa.

Entretanto, a CBN é um rolo do ex-prefeito Jorge Roberto Silveira, estendido até a administração atual por causa de uma série de entraves na legislação trabalhista, que independente de qualquer situação, coloca o funcionário público num pedestal intocável e impronunciável. Houve de fato uma série de tentativas de desarticular a companhia, mas sempre se deparando com uma legislação trabalhista complicada, com ausência de mecanismos e critérios válidos para situações como essa.

Exemplos como esse de Jorge Roberto em Niterói, e César Maia no Rio de Janeiro, (que há pouco tempo atrás fez a mesma besteira na cidade carioca), nos forçaram a aprender, que os líderes políticos precisam estar sempre muito bem “acompanhados” pelos profissionais da área, pois seus “chutes” administrativos dificilmente acertam a rede quando a torcida que acompanha o jogo não é consultada.

Pausa: aqui esqueci de vez que o kit crítico já esteve em minha mochila

Na mesma semana que assisto o espetáculo fui perguntado em uma reunião, onde definíamos um patrocínio anual da prefeitura para o Grupo de Rua de Niterói de 20.000 reais para 2004, o que o GRN tinha feito de concreto para ter recebido 12.000 reais no ano de 2003. Após contar nossa passagem pelos oito festivais de dança que participamos, os sete agendados para este semestre e mais a produção patrocinada por festivais europeus para 2005 tivemos que ouvir a triste frase:

“- Ah. Mas viagem internacional não interessa muito para a gente”.

Espero que estejamos de acordo que esse episódio não diz respeito apenas ao Grupo de Rua de Niterói, mas é um jeito de pensar comum nas repartições que administram o dinheiro público e têm uma influência determinante em todo o processo artístico.

Impulsionada por essas e outras questões, surgiu há dois meses em Niterói uma mobilização da classe da dança na cidade, chamada Movimento Dança Niterói. A questão principal? Como podemos criar um ambiente propício ao surgimento de uma produção niteroiense de dança (cênica, teórica e pedagógica) elevando a cidade à condição de centro de referência nacional e internacional?Neste movimento estamos criando ações pensadas de forma integrada, levando em conta metas artísticas, econômicas, pedagógicas, geográficas, de integração social e geração de emprego.

A inserção da dança no currículo das escolas municipais, a criação de uma faculdade de dança na cidade, um programa de subvenção claro que contemple mais companhias, ações que pensem no jovem criador que está começando agora, a curadoria do festival existente na cidade, (a Mostra Migrações de Dança Contemporânea), a criação de uma biblioteca, centros de pesquisa, espaço físico apropriado, programa de workshops, seminários e residências, bem como apoio a pesquisa teórica de dança são ações já propostas no I Programa para a Dança de Niterói entregue a Secretaria de Cultura este mês.

O movimento já tem a sua primeira grande vitória: eliminou automaticamente as tentativas individuais isoladas e está gerando um forte sentimento de união, de tolerância, de caminhar em direção ao outro também. De sabermos que existem muitas danças possíveis, muito a ser feito e que cada profissional pode pensar suas ações como parte de um processo que é político. Sempre.Não há dúvida que, daqui a algum tempo, esta mobilização política e acima de tudo muito humana, estará revelando transformações visíveis. Niterói quer dar as mãos a todas as outras iniciativas espalhadas pelo Brasil que vem conquistando importantes espaços para a dança e para a sociedade como um todo.

*Bruno Beltrão é coreógrafo e diretor do Grupo de Rua de Niterói. Com a pesquisadora Beatriz Cerbino e outros nomes, organiza o Movimento Dança Niterói.
Translation by Sarah Hyde, Ccaps Translation and Localization.

Preface

If there is anything that gives me pleasure, it is criticizing art. I find it enjoyable. It is very confusing and it always makes me feel that I owe something to the future. Owing to the future is coming to the conclusion that as much of a moralist and a bore as Socrates must have been, he was totally right in saying that he only knew that he knew nothing.The effect of writing criticism is exactly that. There is always a great gap between what is said and what is imagined to be important to master the art of writing better. But in a way, owing to the future creates movement. Owing to the future creates a need to try to fill in the blanks. Criticism is a fill-in-the-blank activity. Criticism moves us. I have no idea where it takes us to, but it surely takes us somewhere.

I have been trying for some time to come up with a more systematic way of organizing my thoughts and writing the criticism itself. For that reason, I had to make room in my backpack for my newest toy: the Critic Kit. The Critic Kit is a small brown bag made of a very soft material and tied up by a white, soft rope. The kit is a personal object and you decide what you want to put inside it. It functions as a moral marker and especially as a reminder utensil. For now, my Kit contains the following items: a filter, a passport to everywhere, my father and my mother. I will take a rain check on the explanation of these items.

As an admirer of the profession, I always have the kit as a partner. It does not really do anything. Its function is to permanently remind you that you have a very serious commitment, a responsibility and a lot of power. It comes as no surprise that every time I look at the kit, it always tells me categorically but without pronouncing a word:

– Take it easy. Think it over. Be relative. Use your passport. Beware. Where are you looking from? What angles to think it is important to look from? Are you sure?

The Critic Kit, at ten to nine, on the living room table.

But I have to tell you that something unexpected happened. Last month, as I was sitting in the audience of the City Theater watching the performance of the Companhia de Balé da Cidade de Niterói (“The Ballet Company of the City of Niterói”), I realized I had left the kit at home!! And this was the result:

COLE PORTER: SYMBOL OF THE CRISIS.

The Companhia de Balé da Cidade de Niterói (CBN) returns after four years without producing and shows how a municipal company can get worn out by Brazilian bureaucracy and an administration which is ill-informed about dancing.

The political dance scene in Niterói needs help. After years and years of administrative confusion, the public of the city had the chance to see the comeback of the CBN during the first two weeks of April with Uma noite com Cole Porter (“A night with Cole Porter”). The performance was choreographed by Rodrigo Negri and directed by Roberto Lima. But what would be the reason for sheer happiness (the comeback of a city dance company), taking into consideration the historic underestimation of the artist and the profession in Brazilian politics in general? The comeback of the city Ballet Company makes us think urgently about the prospect of dance around here. And it was about time.

CBN has existed since 1992, when a group of artists organized by Roberto Lima and by ballet dancer Renata Vilaça – friends of Jorge Roberto Silveira, the mayor of the city at the time – decided to create a public dance company. In order to do so, they had to present a project, which was then approved by the mayor. One week later, they communicated that they would hold auditions to choose professionals for the group. They took place in the Busky Hotel and had many guests, Ana Botafogo being among them. On that day, 30 dancers were selected. After some time working, there was a problem in relation to director Roberto Lima. The issue changed the whole management and the dancer ÿurea Hamerli took his place. She started as director 1994 and remained in the position until 2002.

However, under her management, there were inside fights and problems with the dancers. Renata Vilaça and a lot more unacceptable silly things for those who earned a monthly wage, and she rehearsed in a unique room in our city, which was hard to find in Rio de Janeiro (the dancers complained that there was no elevator in the four-floor building they used to rehearse in!). Niterói had its official company fall into a crisis which lasted for four years. From 1999 until last year, for political, labor and legal reasons, the company dancers did not work. However, they did receive their salaries every month without any delay.

In 2003, the city’s Secretary of Culture, Marcos Gomes, decided to restart the company by inviting the choreographer Roberto Lima. They gave a presentation that confirms for us that what exists, among steps and an exuberant production, is a great mixture of a lack of intimacy with the methods for contemporary dance and a visible game of adaptation to a group of laws in which the worker is an untouchable king, no matter what the situation be. The performance is based on the idea that good work is an accomplice of the “cultural malnutrition” of the Brazilian people, and that the task of art is to take care of this disease, lowering the approach to a primary one that can be easily digested. It is something to worry about, because instead of directing the problem to a basic background, which can only be a long-term goal, it forces the artist to speak the same language as those who understand dance as only a bunch of clichés, nothing more. With that in mind, we understand democratization as a kind of artistic tip, one that is compensating and condescending all at once. In this game, the artist and the public lose. The option of creating dance as simple entertainment and separating this entertainment from thinking must have its own space. The problem is when the physical space, the space in the budget, the space in the agenda, the space in treatment only accepts one kind of action.

However, CBN is a problem that former mayor Jorge Roberto Silveira extended to the recent administration because of a group of problems with local labor laws that, regardless of the situation, make the public servant untouchable and unpronounceable. There were, in fact, a number of attempts to break the company up, but they were always faced with a group of complicated labor laws and there was no valid mechanism or criteria for a situation such as this one.

Examples such as the ones given by Jorge Roberto in Niterói, and César Maia in Rio de Janeiro (who did the same stupid thing in Rio not too long ago) made us learn that the political leaders must always have a good “company” of professionals of the area because they hardly ever get their administrative guessing right when they do not have the help of the audience.

Pause: I have totally forgotten that the Critic Kit was ever in my backpack

During the same week I watch the performance, I was asked to participate in a conference where we defined the annual sponsorship of the City Hall for the Grupo de Rua de Niterói (“Niterói Street Group”). We decided on R$20,000 for 2004. In 2003, GRN had received R$ 12.000. After planning our way through eight dance festivals, the seven ones scheduled for the first half of the year and the production sponsored by European festivals for 2005, we had to listen to the sad statement:

“- Oh. But we are not that interested in international trips.”

I hope it is understood that this does not only apply to the Grupo de Rua de Niterói. It is also a common behavior in sections that manage public money and have an important influence on the whole artistic process.

Because of such matters, a mobilization in the class came up two months ago in Niterói. The name was Movimento Dança Niterói (“Niterói Dance Movement”). The main question raised by the movement was: How can we make a proper environment for a Niterói dance production (scenic, theoretical and pedagogical) making the city a center of national and international reference? With this movement, we are creating actions in an integrating manner while taking into account artistic, economical, pedagogical, geographical and social integration goal as well as creating job opportunities.

Initiatives such as making dance a school subject, the creation of a dance university in the city and a subvention program that caters to more companies are some of the ideas that I suggest in the 1st Program for Dance in Niterói sponsored by the Secretary of Culture that takes places this month. Other initiatives include creating opportunities for young artists who are just starting their careers, sponsorship of the festival that exists in the city Mostra Migrações de Dança Contemporânea (“Migrations Exhibit of Contemporary Dance”) the creation of a library, research centers, proper physical space, workshops, seminars and residences in addition to support for theoretical dance.

The movement has already been successful in one aspect: it has automatically cut out isolated individual attempts and it is responsible for a feeling of togetherness, tolerance, of walking towards the other and of knowing that there are many possible dance. There is much to be done, and each professional can think about their actions as being part of a political process.There is no doubt that at some point in this political and above all humane mobilization, will be making visible changes. Niterói wants to hold hands with all the other actions spread throughout Brazil that have been getting winning significant victories for dance and for society as a whole.

*Bruno Beltrão is choreographer and director of Grupo de Rua de Niterói. With the dance reseracher Beatriz Cerbino and others, organizes the colective Movimento Dança Niterói.