Vera Mantero estreia colaboração com filarmônica em Portugal

A coreógrafa Vera Mantero é a convidada do Dança para Músicos, um projeto da associação Materiais Diversos, que propõe colaborações entre coreógrafos e orquestras para criar espetáculos, em que os músicos atuam como intérpretes em uma obra coreográfico-musical. Vera é a primeira coreógrafa a participar, mas o projeto prevê outros encontros com esse formato durante o ano.

Para esta edição, ela trabalhou com a Sociedade Filarmônica Euterpe Meiaviense, uma das oito bandas filarmônicas que atuam na pequena Torres Novas, na região do Médio Tejo, em Portugal. O processo tem sido desenvolvido na sede da Sociedade e a estreia acontece no Teatro Virgínia, no dia 16.

A respiração aparece como um elemento fundamental no trabalho, pois é uma atividade regular da qual depende a vida. Essa característica regular e vital da respiração é associada à resiliência presente na atividade dos músicos, à capacidade de continuar a tocar, num contexto cultural dinâmico e exigente.

O espetáculo conta ainda com a direção musical do compositor António-Pedro, assistência coreográfica de Marta Tomé, e direção técnica de Carlos Ramos.

 

Dança para Músicos – Com Vera Mantero &
Sociedade Filarmônica Euterpe Meiaviense

Teatro Virgínia. Torres Novas, Portugal
Largo José Lopes dos Santos, 2350-686
Horário: 21h30
Ingressos: 7,5€

Duração: 60 min.

[Foto: A coreógrafa Vera Mantero. Foto de Agnieska Wojtun.]