VERBO 08: qual é o caminho da performance? Leia entrevista

Em sua quarta edição, a VERBO 08 – mostra que reúne performances, fotos, instalações e vídeos – começa nesta terça-feira na galeria Vermelho, em São Paulo. Esse ano, a organização do evento recebeu cerca de 300 inscrições de trabalhos, das quais foram selecionados 51 trabalhos que refletem a evolução da história da performance.

“A VERBO começou em 2005, quando percebemos que os artistas sentiam falta de um espaço para mostrar seus trabalhos em São Paulo. Como nosso objetivo não é financiar a montagem de trabalhos, não apontamos um tema específico. Esse ano, escolhemos as criações que, de alguma forma, abrangem a história da performance e a sua crescente inserção no mundo da arte”, explica Marcos Gallon, organizador da mostra e produtor da galeria Vermelho.

Um dos projetos que participarão da VERBO 08 e que representa bem o estreitamento da relação entre performance e arte é Art Basel Geneva São Paulo (foto / 2005-2008), de Cris Faria e Lukas Mettler (Zurique/Suíça). Eles discutem a expansão do comércio de arte no mundo inteiro, a explosão de feiras de arte. Cada cidade por onde eles passam vai sendo agregada ao nome da obra. A performance será na fachada da galeria Vermelho. “Há alguns anos percebemos que a performance está se inserindo no mundo do mercado de arte. Hoje em dia, feiras de arte tradicionais já abrem espaço para performances, é uma questão a se discutir”, observa Gallon.

Justamente para pensar questões atuais da performance será realizado – simultaneamente às apresentações – a série de seminários Verbo Conjugado, numa parceria com o Centro Cultural São Paulo (CCSP). Serão abordados temas como a relação da performance com outras mídias, sua inserção institucional e sua eficácia como instrumento crítico e de resistência. As ações na galeria e no CCSP acontecerão em paralelo. “É muito importante discutir o que é a performance hoje. Se um trabalho é reencenado, ele ainda é uma performance? Ela continuará com seu papel de resistência cultural?”, questiona o organizador.

As apresentações das performances começam nesta terça-feira (15/07), das 20h às 22h30, na galeria Vermelho, com a participação de seis artistas. A VERBO 08 termina no sábado (19/07), com mais 12 trabalhos, das 11h às 20h. O simpósio Verbo Conjugado acontece entre terça e sexta-feira, das 14h às 18h, no CCSP (para conferir a programação completa das mesas, clique aqui). A entrada é gratuita nos dois lugares. A programação também inclui o curso Performance em Expansão, no Mariantonia (Centro Universitário da USP), que pretende analisar a performance a partir de suas origens, abordando suas várias faces e articulações com outras práticas artísticas. Com Lucio Agra.

Confira os endereços:
Galeria Vermelho – Rua Minas Gerais 350, São Paulo. Telefone: (11) 3257-2033.
CCSP – Rua Vergueiro 1.000. Telefone: (11) 3255-7182.
Mariantonia – Rua Maria Antonia 294. Telefone: (11) 3383-3401.