VIA – video-dança e música-computacional na cidade do Rio de Janeiro

VIA, de João Queiroz e Daniella Aguiar,  é um projeto de vídeo-dança e música-computacional locativas. O projeto usa a mídia móvel como suporte. No caso de VIA, há adicionalmente “sensibilidade à geolocalização”. Sumariamente, qualquer usuário equipado com tablet ou smartphone, com conexão a internet, terá acesso a episódios de vídeo-dança e música computacional, enquanto se desloca por pontos específicos da cidade do Rio (indicados no website do projeto que entrará no ar nesta semana).

É decisão do usuário do sistema “quando começar”, “a partir de que ponto começar”, e “quanto tempo dedicar” a cada ponto. A associação com o espaço físico pode acontecer através de dois aplicativos livres: QRcode e/ou HiperGeo (consultar o website, para download).

A música,  autoria de Luiz Castelões, pode ser definida como uma reimaginação sonora, baseada em uma metodologia computacional, e assistida pelo software OpenMusic, de propriedades topológicas do espaço físico encontrado pela performer e pelo usuário-fruidor.

O projeto explora um novo “ambiente de dança”, recém inaugurado através de mídias locativas sensíveis à geolocalização ao “integrar” duas dimensões – urbana e arquitetônica & vídeo-dança e música-computacional — através de suas “sobreposições” durante a fruição. Tal experiência sugere uma nova relação entre o fruidor e a paisagem urbana, e uma nova relação com a experiência de computação ubíqua em projetos de vídeo-dança e música, no encontro com o espaço físico da cidade. Se as tecnologias móveis correntemente deslocam o usuário do local físico imediato – um “teletransporte” do usuário para outro local –, VIA está afinada com projetos cuja ênfase baseia-se na exploração do local e do entorno físicos imediatos – “Neste contexto, o celular torna-se um dispositivo para explorar o espaço público, mais do que para extrair o usuário dele” (Michel Bull).

O projeto recebeu apoio da Prince Claus Fund                     

 Informação adicional: para aqueles que não possuem a tecnologia requerida, disponibilizamos a “VIA com guia” de 05 a 10.12.2013.

Mais informações: viacomguia@via-locativeart.com,  no website  e no facebook do projeto.