Dedicate / Foto: Dani Sandrini

Vida e obra de José Leonilson inspiram performances

Está em cartaz até 29 de maio no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, a exposição Sob o peso dos meus amores, uma retrospectiva da obra do artista plástico José Leonilson. São 318 obras, entre trabalhos e objetos de arquivos, agendas e cadernos.

Como parte da exposição, entre os dias 13 e 23 de abril, acontece uma pequena mostra reunindo três performances inspiradas na obra do artista plástico. De quarta à sexta-feira (13 a 15/04), o público assistirá a Dedicate (foto), última etapa da pesquisa de Marcos Sobrinho sobre o universo de Leonilson. A performance, que também transita pelo fazer artístico de Arthur Bispo do Rosário, trata da “insuficiência e da potência das palavras-imagens”.

Sobrinho apresentará também El puerto, inspirada na obra homônima de Leonilson. Com elementos de dança, música, literatura e vídeo, a performance propõe uma reflexão sobre a passagem do tempo e a banalização da morte para o homem contemporâneo. El puerto será mostrada sábado e domingo (16 e 17/04).

Andréa Bardawil e sua Cia. de Arte Andanças comparecem com O tempo da paixão ou o desejo é um lago azul, de 19 a 23 de abril. O trabalho aborda a intensidade com que o artista viveu a vida (ele morreu precocemente, aos 36 anos). Essa performance será interpretara no segundo subsolo do Instituto, em meio a uma parte da exposição.

Todas as apresentações acontecem às 20h, com entrada franca (haverá distribuição de senhas 30 minutos antes das sessões). O Instituto Itaú Cultural fica na Avenida Paulista 149. Informações: (11) 2168-1776. A exposição Sob o peso dos meus amores pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

# Siga o idança no twitter.