Videodança de Pernambuco em festival grego

Origem é o título do videodança pernambucano selecionado para o sétimo Festival Internacional de Videodança da Grécia, realizado simultaneamente em Atenas e Thessaloniki. A mostra faz parte da programação do Festival Internacional de Cinema de Thessaloniki. Origem é resultado de um laboratório de criação coletiva realizado na Oficina de Videoarte, do Festival de Inverno de Garanhuns, em 2006, sob a coordenação do designer e videomaker Oscar Malta.

Com três minutos de duração, gravado em um único plano seqüência e projetado no corpo da bailarina Marcela Monteiro, Origem será exibido em Thessaloniki no dia 21 de maio e em Atenas no dia 22. Partindo de uma pesquisa artística de Malta (intitulada Skin) sobre novos suportes para o vídeo, Origem trabalha a metalinguagem, enquanto apresenta traços da relação de Marcela Monteiro com a dança, mesclando o tom biográfico e a hibridização entre arte e tecnologia.

Longe da linha tradicional ou convencional do audiovisual, Origem fala do movimento, experimenta o próprio corpo como tela e, ao mesmo tempo, assunto. Estas características fizeram que o trabalho fosse selecionado para a mostra Body in a
close shot
, uma das áreas temáticas do festival.