Visões Urbanas: uma nova relação entre o cidadão e o espaço

Um endereço que guarda as origens da cidade de São Paulo vai servir de palco para uma série de performances a partir desta quarta-feira (20/05). Esse encontro entre o histórico e o contemporâneo será promovido pelo IV Visões Urbanas – Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas, evento criado com o objetivo de despertar uma relação diferente entre o cidadão e o espaço urbano em que ele vive.

Até sexta-feira (23/05), 14 trabalhos vão explorar a arquitetura do Pátio do Colégio, no Centro de São Paulo, promovendo uma reflexão sobre como é possível explorar o ambiente em que vivemos fugindo do óbvio e brincando com seus sons, cheiros e formas. “A cidade é feita de momentos duros, de corre-corre, de violência e os espetáculos provocam um novo fato social – que não é a violência e o trânsito cotidiano, e sim a arte em direta relação com a cidade e seus habitantes”, diz Mirtes Calheiros, diretora artística e curadora do festival junto com Ederson Lopes, ambos da companhia Artesãos do Corpo.

A programação do festival traz companhias nacionais e atrações de Portugal, Espanha, Argentina e Cuba. Além das apresentações, o público poderá participar do debate Mulheres de Laban, que reunirá coreógrafas e bailarinas que desenvolvem suas pesquisas baseadas nos conceitos de movimento propostos por Rudolf Laban. O bate-papo será realizado no auditório Manoel da Nóbrega, no Pátio do Colégio.

O Visões Urbanas faz parte da rede internacional Ciudades que danzan (CQD), que promove festivais em paisagens urbanas pelo mundo. Tem também o apoio/patrocínio da Caixa Econômica Federal, da Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural (PAC)/ ProAC 2008 (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura) e da Secretaria Municipal de Cultura.

Abaixo, confira a programação completa. E clique aqui para ver a galeria de vídeos que o idança montou com alguns dos trabalhos que vão participar do festival.

20/05
10h30 – Ven (Grupo Entremans, Cuba e Espanha)

11h – Meio-fio, na foto (Cia. Membros, RJ)

13h – Duo para Dois Perdidos (Coletivo MR, SP)

14h – Arquivar (Ana Rita Barata, Portugal)

15h – Coreológicas V (Caleidos, SP)

21/05
11h – Estado de Graça (Cia. Ltda, AL)

13h – Puntear (Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros, SP)

13h45 – Sapatos Cegos (Cia. Aberta de Dança, SP)

22/05
10h – Fendas do Asfalto (Corpo em Rito, SP)

11h – Trajetos com Beterraba (Ana Reis, MG)

11h30 – Sonho e Onhos (Brupo Caixa de Imagens, SP)

13h – Excepto la Nube (Grupo Marañas, Argentina)

15h – debate Mulheres de Laban

23/05
10h às 14h – Por um instante passageiro… (Dani Boni, Laura Imenes e Ana Luísa Sirota, SP)
performance itinerante pelo Centro antigo partindo do Parque Dom Pedro II

10h – Chão: semeio e passo (Avoa! Núcleo Artístico, SP)

11h – Parangolés (Cia. Mariana Muniz, SP)